AFETO é campeã pela série Prata no JEBs

Com a energia desse grito de guerra, elas enfrentaram todas as disputas em quadra e também os desafios fora dela. Assim, com garra, conquistaram o título da série Prata, na categoria B, dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), que aconteceu em Brasília no fim de outubro e início de novembro.

De mãos dadas, as atletas da AFETO/Itaipu Binacional/SMEL formam uma corrente e dizem em uníssono: “Eu junto minha mão à sua, ligo meu coração ao seu, unindo nossas energias, para fazermos juntas o que eu não consigo fazer sozinha. Pra cima Paraná!”.

Com a energia desse grito de guerra, elas enfrentaram todas as disputas em quadra e também os desafios fora dela. Assim, com garra, conquistaram o título da série Prata, na categoria B, dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), que aconteceu em Brasília no fim de outubro e início de novembro.

As representantes do Paraná no futsal são alunas do Colégio Estadual Senador Attilio Fontana (Cesaf) e atletas de 12 a 14 anos atendidas pela AFETO (Associação dos Amigos e Atletas do Futsal e Futebol Feminino de Toledo) com apoio financeiro da Itaipu e Prefeitura de Toledo, através da Secretaria de Esportes. Elas se dedicaram muito para chegar ao título, pois não foi fácil. Ao perder o primeiro jogo que disputaram, as jogadoras sentiram o peso da derrota e a capitã e goleira Debora da Silva Alves assumiu o papel de líder para incentivar a equipe a manter o foco. “Obviamente, todas nós estávamos frustradas. Nesse momento, procurei apoiar e acolher cada uma para que elas soubessem que nós somos capazes e que tudo sairia da maneira que tinha que ser. Durante cada partida, tentei demonstrar apoio e confiança, acredito que isso fez com que melhorássemos a cada disputa.”

Um dos principais fatores que influenciou no resultado do primeiro jogo foi a logística da viagem. A equipe saiu de Toledo às 21h do dia 26 de outubro. Foram dez horas de viagem de ônibus, mais 12 horas entre voos e tempo de espera em aeroporto. Ao chegar em Brasília, ainda foram mais umas quatro horas entre organização da documentação e entrada no hotel. As atletas conseguiram descansar às 21h do dia 27 de outubro. No dia seguinte, às 9h, disputaram o primeiro jogo. “Jogamos com o som das turbinas ainda na cabeça. A logística foi muito cansativa e prejudicou a atuação da equipe no primeiro jogo, o que foi o determinante para a nossa saída da série ouro para a prata”, conta a técnica Salete Conceição Assufi Dallanol.

Apesar de não ter disputado a série ouro, equipe e comissão técnica ficaram muito felizes com o resultado. “A participação da equipe foi brilhante. Os resultados comprovam o sucesso do trabalho da equipe pedagógica da Associação AFETO que tem como uma das prioridades a formação de base, a especialização e o aperfeiçoamento na modalidade do futsal e futebol”, destaca Salete.

Todos esses ensinamentos e as instruções dos professores foram determinantes para que as atletas pudéssemos melhorar a cada jogo e fazer uma final do JEBs emocionante contra a equipe do Rio Grande do Sul. “Foi um jogo muito bem disputado, em que tivemos algumas oportunidades de ataque e, ao mesmo tempo, a outra equipe também teve. Como começamos perdendo, a gana de virar a partida e a emoção de querer ganhar veio em dose dupla e conseguimos a vitória por 5 a 3”, comenta a capitã e goleira Debora da Silva Alves.

Para ela, a fase nacional dos jogos escolares, sem dúvidas, foi um momento único em sua vida. “Tive a oportunidade de conhecer a capital e viajar de avião pela primeira vez, coisa que, certamente, nunca faria se não fosse o esporte. Cada momento que passei durante a viagem até Brasília e também já na cidade foram inesquecíveis. Viver esse sonho com a minha equipe fez com que isso se tornasse ainda mais especial para mim. Vivi momentos que nunca sairão da minha memória”.

A técnica Salete Conceição Assufi Dallanol complementa que toda a dinâmica do JEBs é uma grande experiência esportiva para a atleta como cidadã. “É o início da vida esportiva. Envolve os 26 estados mais o Distrito Federal. São muitas modalidades disputadas no feminino e masculino. Tem muita gente envolvida. Durante os jogos recebemos visitas dos ‘embaixadores’, que foram atletas em destaque e que hoje continuam trabalhando pelo esporte. Muitas meninas sequer tinham saído do nosso estado e, através dos jogos, têm a oportunidade de viajar de avião, ficar em um hotel, trocar experiências com atletas de outros estados e outras modalidades, de conhecer e conversar com celebridades. É sem dúvida a melhor competição. É sempre uma grande alegria poder participar. Somos muito gratos às atletas, aos professores, famílias, Prefeitura de Toledo, Secretaria Municipal de Esportes, Itaipu Binacional e empresas parceiras por possibilitar essa oportunidade”.

RESULTADOS DA AFETO NO JEBs

Equipe A – título nacional de vice-campeã (2018)

Equipe B – terceiro lugar em (2017)

Equipe B – quarto lugar na série prata (2021)

Equipe B – vice-campeã na série prata (2022)

Equipe B – campeã na série prata (2023)

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.