AFETO renova parceria com a Itaipu Binacional

Dribles, passes, marcação, chutes a gol, preparação para campeonatos. Os dias das jovens integrantes dos projetos da Associação dos Amigos e Atletas do Futsal e Futebol Feminino de Toledo (AFETO) poderiam ser resumidos dessa forma. No entanto, vai além disso. Por trás de cada ensinamento ministrado a elas está uma estrutura que fomenta inclusão, cidadania e a democratização do esporte.

Para manter essa estrutura e alcançar seus objetivos, a AFETO desenvolve uma variedade de projetos com apoio de várias empresas. Um desses projetos está em andamento desde 2006, intitulado “Brincar e Aprender com Afeto: Recreação, Esporte e Cidadania”. Há vários anos, este projeto conta com o patrocínio contínuo da Itaipu Binacional, e essa parceria foi renovada mais uma vez.

A Itaipu Binacional destinou recursos no valor de R$ 75 mil para garantir a continuidade do projeto até agosto de 2024. Com isso, a AFETO planeja atender 60 meninas na modalidade de iniciação ao futebol, outras 60 no futsal, mais 56 em nível de alto rendimento e ainda desenvolve o paraatletismo por meio do projeto “PARA=AÇÃO”.

Além de abordar tópicos desde a iniciação esportiva até o alto rendimento e desempenho excepcional, o projeto oferece às participantes a oportunidade de explorar temas interdisciplinares por meio de oficinas e debates em áreas como meio ambiente, educação financeira, diversidade e família, valores olímpicos e implementação pedagógica escolar.

“A AFETO se destaca pela abordagem diferenciada desse trabalho. O projeto vai além do aspecto esportivo, englobando a aprendizagem de modalidades e treinamento esportivo, para se integrar às diversas necessidades do cotidiano das participantes”, enfatiza Salete Assufi Dallanol, a professora idealizadora do projeto pedagógico e esportivo da AFETO.

PROJETO EM ANDAMENTO – As atividades do projeto já estão em andamento, com a participação não apenas da professora Salete, mas também dos professores Cristiane Caroline Panarotto (PARA=AÇÃO) e Luiz Carlos Francisco Rodrigues, que compõem a equipe coordenadora das atividades.

As aulas ocorrem fora do horário escolar no Centro de Treinamento de Futsal – Ginásio de Esportes Euzébio Garcia; Campo da Vila Paulista (futebol); no Centro Olímpico e na pista de atletismo do município (paraatletismo), bem como em quatro escolinhas nos bairros: São Francisco, Jardim Coopagro, Jardim Europa e Jardim Gisela.

As meninas são agrupadas por idade e nível de preparação. Para a faixa etária de 5 a 10 anos, a ênfase está na iniciação com experiências esportivas e recreativas. Para as atletas de 11 a 17 anos, o foco é no desenvolvimento esportivo e competitivo, visando a formação de equipes excelentes que representarão o município de Toledo em competições oficiais da Secretaria de Estado do Esporte e Educação, bem como da Federação Paranaense de Futebol de Salão.

“Agradecemos imensamente às empresas que tornam possível o desenvolvimento desse trabalho. Investimentos como esse proporcionam a oportunidade de criar ações que exploram o potencial transformador das meninas, atletas, professores e famílias envolvidas”, destaca a professora Salete.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.