Agricultura familiar sofre desafios, como a baixa renda dos trabalhadores

O Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) em parceria com o Dieese, revelou que, se todos os agricultores familiares do Brasil formassem um país, este seria o oitavo maior produtor de alimentos do mundo. Sendo responsável por 77% de todos os estabelecimentos agrícolas no país, a agricultura familiar ocupa 23% da área total, sendo a principal fonte de abastecimento do mercado interno. Todo esse potencial equivale a 80,8 milhões de hectares.

No entanto, nem tudo são flores neste segmento. Como estamos falando de um público com baixa escolaridade e renda reduzida, geralmente, que lida com alto custo de insumos e dificuldade para estabelecer preços, as consequências são: depreciação da cultura, condições precárias de moradia e envelhecimento dos agricultores com pouca ou nenhuma assistência médica hospitalar.

Uma das saídas para reverter esse cenário está na tecnologia. Assim nasceu a startup Laços do Agro, há dois anos. Sua missão era proporcionar uma comunicação eficiente entre produtores rurais, cooperativas e o mercado. Deu certo! Quem explica melhor é Leandro Scalabrin, idealizador da iniciativa: “Surgimos com uma solução que integra sistemas e pessoas. Isso faz com que os agricultores tenham fácil acesso a relatórios precisos e confiáveis. O resultado são decisões mais assertivas e inteligentes, a partir da junção da comunicação com a informação, um dos pilares para o sucesso de qualquer negócio”, explica ele, que acumula mais de 20 anos de experiência no ramo.

E, para mostrar na prática como a tecnologia pode alavancar esse processo de comunicação, será promovido, no dia 24 de janeiro, o evento “Colheita de Oportunidades”.

Realizada pela Laços do Agro Familiar em sua sede, a partir das 10 horas, em Medianeira, no Paraná, a atividade contribuirá para a troca de experiências e a disseminação de assuntos que auxiliem no dia a dia dos agricultores familiares. Quem ficará a cargo de transmitir tais conhecimentos será a especialista no assunto Edirce Ana Vogt, mestre em desenvolvimento rural sustentável e professora da UDC Medianeira.

Na oportunidade, os participantes receberão noções e técnicas para impulsionar suas vendas, na prática. Também irão aprender a explorar as redes sociais e mais sobre parcerias que os incentivaram a curto, médio e longo prazo.

Outro destaque será o ensinamento de como agregar valor aos produtos e destacar-se no mercado local, tendo o aplicativo “Laços do Agro” como uma ferramenta essencial para o sucesso.

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