Albergue inicia obras de ampliação e suspende atendimento ao público

No dia 15 de fevereiro do ano passado, o Albergue Noturno Allan Kardec retomava as atividades. A estrutura manteve o funcionamento até dezembro. No início deste ano, novamente, a entidade suspendeu os atendimentos; o motivo é que estrutura passa por amplas reformas que visam permitir que o Albergue esteja qualificado para obter subsídios do poder público.

Segundo o diretor do Albergue Noturno Allan Kardec, Ademir Francisco Bebber, a entidade já tem 28 anos de serviços prestados a comunidade sempre de forma filantrópica. Ele aponta que é uma obra idealizada pelo Grupo Espírita Fraternidade – entidade mantenedora do Albergue Noturno Allan Kardec – e construída sem recursos públicos (teve algum recurso público em uma das ampliações) o que, para ele, atesta a seriedade das pessoas que estão à frente da entidade.

“Por 22 anos tivemos convênio com o município e nunca deixamos de prestar contas rigorosamente dos recursos”, declara o diretor ao acrescentar que a vontade de ajudar também está nas mãos do poder público. “Neste universo de 28 anos de serviços prestados pelo Albergue Noturno Allan Kardec não há uma única reclamação fundamentada. Para atestar nossa falta de condição, teria que ter ao menos um caso comprovado que nos desqualificasse, dando-nos amplo direito de defesa, como a lei determina”, cita.

A ampliação, conforme declara Bebber, prevê espaços que contemplam as exigências do poder público no quesito dos atendimentos necessários. “Essa ampliação irá abrir espaço na área antiga, permitindo que haja a comodidade necessária exigida por lei, como uma sala para a assistente social, sala para a psicóloga, despensa exclusiva para alimentos, área para os albergados masculinos lavar, secar e passar roupas, quartos, cozinha, refeitório, área de serviço da instituição, sala de televisão/leitura área administrativa, entre outras”, descreve.

COMUNIDADE BENEFICIADA – Para o diretor, as obras do Albergue irão refletir na comunidade. “As pessoas, em estado de abandono ou de rua, estão no último degrau da indignidade. Tem se feito muitas campanhas para se abrigar os animais, em estado de abandono, cães, etc, mas não se vê a mesma preocupação com os humanos. Acreditamos que respeitando e valorizando, eles também vão aprender a se amar, valorizando-se, preservando-se dos tóxicos do corpo e da alma, erguendo-se para uma vida nova. As pessoas necessitadas serão atendidas com dignidade e respeito com que nós gostaríamos de ser atendidos, se um dia tivéssemos que recorrer a caridade pública. Os funcionários e voluntários outrossim terão um ambiente com um bom nível de salubridade para trabalhar”, declara.

AMPLIAÇÃO DA ESTRUTURA – O projeto de ampliação prevê a construção de uma área total de 262 metro quadrados dividida em dois pavimentos. O piso superior – área de 130 metros quadrados –  será dedicado, exclusivamente, ao atendimento do público feminino, onde haverá espaço para pernoites, refeições, sala de leitura, televisão, ambiente para lavar, secar e passar roupas e ainda uma pequena cozinha com geladeira e micro-ondas para o preparo de mamadeiras e lanches rápidos. “Essa estrutura poderá abrigar, com conforto, até 12 mulheres”, destaca Bebber.

No piso inferior haverá um espaço para armazenar e organizar as roupas provenientes de doação (a entidade promove, em média, a doação de 20 mil peças de roupas por ano) e oficinas para consertos de roupas. Além disso, terá um espaço adequado para a realização de um bazar permanente visando o autossustento da instituição.

A obra de ampliação já está em pleno andamento, o pré-moldado já foi instalado. Segundo o diretor, a ausência de recursos não permite prever um prazo para a conclusão, porém o Grupo Espírita Fraternidade acredita que a obra deverá estar concluída no período entre seis a oito meses.

INVESTIMENTOS – O custo total da obra é de aproximadamente R$ 390 mil. Contudo, a entidade já recebeu doação de carga de areia – realizada por um empresário do ramo da construção civil – além de outras contribuições. “Devido a esses fatores e ainda o trabalho dos voluntários, se torna difícil dizer quanto dinheiro gastaremos, acreditamos que com mais R$ 190 mil concluiremos a obra. Todos recursos empregados na obra, são próprios, isto é, provenientes de promoções e doações espontâneas”, conclui o diretor do Albergue Noturno Allan Kardec, Ademir Francisco Bebber, ao mencionar que até o momento não há participação do município com recursos públicos.

Da Redação

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.