Albergue Noturno Allan Kardec completa 30 anos em Toledo
No dia 22 de julho de 1994, o Albergue Noturno Allan Kardec abriu as portas e prestou o primeiro dia de atendimentos. São 30 anos de trabalho. São 30 anos de luta. São 30 anos de dedicação na tentativa de ajudar pessoas em situação de rua a mudarem de vida, a viverem novas oportunidades, a buscar a superação de momentos de dificuldade e um recomeço.
A manutenção do Albergue fica sob a responsabilidade do Grupo Espírita Fraternidade – entidade fundadora e mantenedora. Nestas três décadas de trabalho, a estrutura já passou por melhorias, por ampliações, para dar mais condições e humanidade para cada pessoa atendida.
“Estamos felizes em chegarmos até aqui”, destaca o diretor do Albergue Noturno Allan Kardec, Ademir Francisco Bebber. “Ao olharmos para trás e ao nosso entorno notamos que ainda tem muito para ser feito. A realidade é que o êxito desse tipo de instituição não acontece pelo aumento do atendimento, mas sim pela redução dele, ou seja, quando acontece a mudança de vida daqueles que recorrem ao albergue e passam a ‘andar com as próprias pernas’”.
LONGA CAMINHADA
Bebber recorda que no início o albergue contemplava apenas a estrutura de alojamento. “Foi no período de adaptação de alojamento para quartos que ficamos quase oito meses sem atendermos. No decorrer destes anos houveram apenas pequenas interrupções”.
Nestes anos de atuação, o espaço conta com o apoio e auxílio da comunidade e voluntários para promover os atendimentos ao público necessitado. “Durante estes 30 anos também enfrentamos dificuldades financeiras, pois o Município não tem mais nos apoiado, porém graças à colaboração de todos nada nos falta e iremos seguir com os atendimentos até quando for possível”, reforça.
AMPLIAÇÃO
Em 2022, a estrutura passou por um processo de ampliação. O projeto de ampliação contemplou a construção de uma área total de 262 metro quadrados dividida em dois pavimentos. O piso superior – área de 130 metros quadrados – é dedicado, exclusivamente, ao atendimento do público feminino, com espaço para pernoites, refeições, sala de leitura, televisão, ambiente para lavar, secar e passar roupas e ainda uma pequena cozinha com geladeira e micro-ondas para o preparo de mamadeiras e lanches rápidos. Essa estrutura poderá abrigar, de maneira confortável, até 12 mulheres.
No piso inferior tem um espaço para armazenar e organizar as roupas provenientes de doação (a entidade promove, em média, a doação de 20 mil peças de roupas por ano) e oficinas para consertos de roupas. Além disso, terá um espaço adequado para a realização do bazar permanente visando o autossustento da instituição.
UM RECOMEÇO
A proposta do espaço é permitir que a pessoa atendida tenha uma oportunidade de recomeço da vida, socorrendo-a em situações emergenciais ou ainda um local de suporte diante de casos de acompanhamento de internamento hospitalar de familiares. O atendimento é totalmente gratuito e terá como meta ajudar as pessoas a se inserirem no mercado de trabalho, estruturando-se na sociedade. Não há um tempo limite para permanecer no Albergue, desde que seja para solucionar um problema em definitivo.
A ideia é ajudar para que as pessoas possam sair da condição em que se encontram e superarem o momento. O diretor comenta que não são atendidas pessoas em estado e comportamento alterado, com sinais de embriaguez ou outros tipos de drogas licitas ou ilícitas.
“Nossa meta não é atendimento permanente, mas que eles tenham recursos e tenham independência. Por isso, temos as palestras três noite por semana com foco em incentivar esse recomeço e destacando que eles são capazes, que podem buscar a inserção no mercado de trabalho e recomeçarem a vida. Nestes 30 anos, tivemos a felicidade de ver muitas pessoas, graças ao impulso que o Albergue deu, mudarem de vida. São muitas histórias de superação ao longo destes 30 anos. Até mesmo empresários de Toledo, que quando chegaram aqui recorreram ao Albergue”, cita com alegria ao reforçar que a mudança de vida é a uma das bases dos atendimentos da entidade.
Da Redação
TOLEDO
DOAÇÃO PARA O ALBERGUE
Os interessados em fazer parte do projeto podem ajudar com doações de recursos, para isso o Albergue Noturno Allan Kardec disponibiliza o PIX: 78684156000126 – que está em nome do Grupo Espírita Fraternidade.