Albergue Noturno Allan Kardec oferta mais conforto aos atendidos
Em julho deste ano, o Albergue Noturno Allan Kardec retomou os atendimentos. Desde o início de 2022, a estrutura estava em processo de ampliação. Com o término dos serviços, o espaço passou a ofertar mais conforto para aqueles que precisam dos serviços.
Segundo o diretor do Albergue Noturno Allan Kardec, Ademir Francisco Bebber, a média é de 21 atendimentos por noite. Ele pontua que a chegada de temperaturas mais elevadas não reduzem a procura por acolhimento no Albergue.
“As estações do ano não alteram a frequência do Albergue, exceto nos dia chuvosos, em que a procura é bem maior”, relata Bebber ao salientar que a capacidade de atendimento é de 40 pessoas por dia, em circunstâncias normais, já em situações emergenciais, o albergue tem condições de atender até 60 pessoas por dia, com alimentação e pernoite.
A manutenção do Albergue fica sob a responsabilidade do Grupo Espírita Fraternidade – entidade fundadora e mantenedora há 29 anos. Nestes anos de atuação, o espaço conta com o apoio e auxílio da comunidade e voluntários para promover os atendimentos ao público necessitado.
Conforme Bebber a ampliação do local também visou contemplar os atendimentos na modalidade de Casa de Passagem, proporcionando conforto e segurança. A proposta do espaço é permitir que a pessoa atendida tenha uma oportunidade de recomeço da vida, socorrendo-a em situações emergenciais ou ainda um local de suporte diante de casos de acompanhamento de internamento hospitalar de familiares.
ESPAÇO ADEQUADO – O projeto de ampliação contemplou a construção de uma área total de 262 metro quadrados dividida em dois pavimentos. O piso superior – área de 130 metros quadrados – é dedicado, exclusivamente, ao atendimento do público feminino, onde haverá espaço para pernoites, refeições, sala de leitura, televisão, ambiente para lavar, secar e passar roupas e ainda uma pequena cozinha com geladeira e micro-ondas para o preparo de mamadeiras e lanches rápidos. Essa estrutura poderá abrigar, de maneira confortável, até 12 mulheres.
No piso inferior tem um espaço para armazenar e organizar as roupas provenientes de doação (a entidade promove, em média, a doação de 20 mil peças de roupas por ano) e oficinas para consertos de roupas. Além disso, terá um espaço adequado para a realização de um bazar permanente visando o autossustento da instituição.
NOVA OPORTUNIDADE – “O espaço ficou muito bom, prático e funcional, propicia sobretudo, um atendimento mais humano”, destaca o diretor do Albergue Noturno Allan Kardec ao salientar que mais do que dar acolhimento, a proposta do Albergue é contribuir para que a pessoa que utilizar o local – dependendo de cada caso – tenha uma nova oportunidade.
Bebber reforça que o atendimento é totalmente gratuito e terá como meta ajudar as pessoas a se inserirem no mercado de trabalho, estruturando-se na sociedade. Não há um tempo limite para permanecer no Albergue, desde que seja para solucionar um problema em definitivo. A ideia é ajudar para que as pessoas possam sair da condição em que se encontram e superarem o momento. Ele também acrescenta que não são atendidas pessoas em estado de comportamento alterado, com sinais de embriaguez ou outros tipos de drogas licitas ou ilícitas.
Ampliação do Albergue Noturno Allan Kardec promove doação de roupas
O Albergue Noturno Allan Kardec realiza no próximo sábado (7) mais uma ação de doação de roupas e calçados. A iniciativa acontece nas instalações do Albergue. Os atendimentos iniciam às 9 horas e as senhas devem ser retiradas logo que abrirem o espaço.
De acordo com o diretor do Albergue Noturno Allan Kardec, Ademir Francisco Bebber, a ação segue os mesmos moldes das edições anteriores. As pessoas que retirarem as senhas conseguem garantir a entrada no local, já quem não retirar não é possível afirmar que será atendido, pois no período da tarde a equipe se organiza para a triagem dos itens que restaram. As peças que não foram escolhidas voltam para a próxima edição ou vão para o descarte.
A iniciativa prevê a doção de roupas e calçados masculinos, femininos e infantis, afim de completar toda a família. Além disso, geralmente, são doados itens de uso coletivo como cobertores, toalhas, lençóis e fronhas, com limite de peças por pessoa.
“Existe a limitação dos itens doados para que todos possam ser beneficiados, ou seja, não aconteça de algumas levarem em excesso e outras ficarem peças. Cada pessoa tem o limite de dez peças individuais. Além disso, também irá receber uma sacola com alimentos não perecíveis”, conclui.
DOAÇÃO PARA O ALBERGUE
Os interessados em fazer parte do projeto podem ajudar com doações de recursos, para isso o Albergue Noturno Allan Kardec disponibiliza o PIX: 78684156000126 ou as contas bancárias: Caixa Econômica Federal Agência 0726– Corrente 2330-4 – Operação 003 CNPJ 78.684.156/0001-26 ou no SICOOB – Cooperativa 4351 – Conta 30744-0 CNPJ 78.684.156/0001-26.
Da Redação
TOLEDO