Alcoólicos Anônimos celebra 89 anos de existência

Na data 10 de junho, a Irmandade Alcoólicos Anônimos (AA) completou 89 anos de existência no mundo. O AA é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolverem seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.

A Irmandade AA foi fundado em 1935 por um corretor da Bolsa de Valores de Nova York e um médico-cirurgião de Ohio, ambos ex-alcoólatras, a A.A. cresceu exponencialmente com o objetivo de ajudar outros a combater a doença do alcoolismo e manter a sobriedade.

Com o passar dos anos, o AA foi expandindo. Atualmente o AA está presente em 186 países, contando com aproximadamente 120 mil grupos. O livro vendeu mais 135 milhões de exemplares, tendo sido traduzido para mais de 60 idiomas. No Brasil, o AA está presente desde 1947 e conta com aproximadamente cinco mil grupos e 11 mil reuniões semanais e todas as regiões do país.

DESEJO DE PARAR DE BEBER

Os Alcoólicos Anônimos não têm ligação com religiões, movimentos políticos ou organizações, mantendo-se neutros e focados apenas em seu propósito de ajudar alcoólicos a alcançar a sobriedade. A principal exigência para se tornar membro é o desejo de parar de beber. Sem taxas ou mensalidades, o grupo se mantém por meio de contribuições voluntárias de seus integrantes.

NO MUNICÍPIO

Em Toledo, a Irmandade Alcoólicos Anônimos (A.A.) está há 36 anos acolhendo pessoas que lutam contra a bebida. Com idades e contextos sociais distintos, as histórias são semelhantes, criando uma rede de empatia e apoio mútuo.

O primeiro grupo surgiu em 24 de julho de 1987. Naquela época, foi realizada uma palestra no Colégio La Salle e, na ocasião, o palestrante falou que o alcoolismo tinha solução. Um familiar de um alcoólatra empolgado com a boa notícia buscou ajuda em Curitiba para o tratamento do seu parente. Após participar de grupos do A.A. na capital, esse paciente resolveu abrir um grupo em Toledo para ajudar outras pessoas a se livrarem do vício da bebida.

AJUDA

A luta contra o álcool é para a vida toda. A pessoa pode continuar frequentando os grupos mesmo quando achar que já tem controle sobre seus impulsos. Nas reuniões, o público masculino ainda é majoritário, porém diversas mulheres têm procurado os grupos em busca de ajuda para abandonar o vício da bebida. As idades dos participantes dos grupos variam, contudo, a quantidade de jovens chama a atenção.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.