ALEP homenageia médicos do Paraná em sessão solene

A Assembleia Legislativa do Paraná promove uma sessão solene em “Homenagem aos Médicos do Paraná”, na próxima quarta-feira (30), a partir das 19 horas, no espaço do Plenário Waldemar Daros. A solenidade acontece por iniciativa do deputado Ney Leprevost (União), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, que destaca o fato desse profissional ser essencial para o bem-estar, o cuidado e a qualidade de vida, fazendo a diferença em todas as fases da vida dos cidadãos.

“O médico exerce uma das profissões mais importantes do mundo, cuidando da saúde das pessoas. Estes profissionais realizam suas funções com amor e seriedade, merecendo o reconhecimento e melhores condições de trabalho”, afirma Leprevost, ao falar sobre a homenagem. De acordo com o parlamentar, a cerimônia é simbólica e permite externar, publicamente, o agradecimento dos paranaenses a estes profissionais que se dedicam, incansavelmente, com coragem e competência, à assistência, prevenção e promoção da saúde.

No Brasil e em diversos outros países, no mês de outubro é, tradicionalmente, celebrado o “Dia do Médico” – na data do dia 18. A comemoração coincide com o “Dia de São Lucas”, um dos quatro evangelistas e, também médico, além de padroeiro destes profissionais da promoção e da defesa da saúde. Durante a solenidade que será realizada no dia 30 serão homenageados com diplomas de Menção Honrosa médicos de inúmeras regiões do Paraná, que atuam em diversas áreas, e foram indicados por entidades que representam a categoria.

Brasil tem hoje mais de 575 mil médicos

Dados da Demografia Médica 2024, elaborada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), mostram que o Brasil tem hoje 575.930 médicos ativos, uma das maiores quantidades do mundo. O número resulta em uma proporção de aproximadamente 2,81 médicos por mil habitantes, a maior já registrada na história nacional.  Este crescimento, impulsionado por fatores como a expansão do ensino médico e a crescente demanda por serviços de saúde, representa um aumento absoluto de 444.652 médicos, ou seja, 339%, em termos percentuais.

O estudo releva que a quantidade de médicos no Paraná aumentou 96% de 2011 para cá. O levantamento, divulgado no primeiro semestre do ano, aponta que o estado tinha 18.972 médicos há 13 anos e, agora, conta com 37.144 profissionais. Com isso, a densidade por mil habitantes também cresceu: passou de 1,82 para 3,20 médicos por cada grupo de mil pessoas. No Paraná, são 19.740 médicos e 17.404 médicas. A média de idade desses profissionais é de 43,58 anos, enquanto a média do tempo de formado chega a 17,37 anos. Na distribuição pelo território, verifica-se 15.902 médicos atuando na capital, Curitiba, ou seja, 43% do total, e 21.242 no interior. Dados da Demografia Médica mostram ainda que, atualmente, há 389 escolas médicas espalhadas pelo país.

Serviço:

Sessão solene em “Homenagem aos Médico do Paraná”

Data: dia 30 de outubro (quarta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Plenário Waldemar Daros

            Assembleia Legislativa do Paraná

            Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Centro Cívico – Curitiba (PR) 

AEN

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.