Alimentação balanceada e hidratação são fundamentais para manter a saúde nos dias quentes
Estimated reading time: 2 minutos
As temperaturas elevadas interferem no apetite. Ainda não é verão, porém já é preciso estar atento aos sinais que o organismo apresenta. O corpo pede mais hidratação e menos carboidrato. Isso justifica sentir menos fome no verão em relação ao inverno. A ideia é aproveitar o momento para entrar em forma sem descuidar da saúde.
“O organismo necessita consumir mais líquidos no verão”, cita a nutricionista, Ana Alegrete. “As estações mais quentes são mais propícias para a prática de atividades ao ar livre, mas para entrar nessa rotina é preciso mudar hábitos alimentares também.
Ana destaca que o ideal é aproveitar essa ‘fome reduzida’, aumentar o consumo de líquidos e praticar exercícios. “A conduta de cuidar de saúde deve ocorrer o ano todo, mas geralmente na primavera e no verão as pessoas se cuidam mais”.
O fato de ter a ‘fome reduzida’, conforme a nutricionista é devido no verão o corpo já não precisar mais de tanta energia. Com isso, a ingestão de alimentos ajuda a regular a temperatura, por isso, que com as baixas temperaturas, o organismo exige o consumo mais elevado de carboidratos.
HIDRATAÇÃO – Ana salienta que o consumo de frutas, sucos e saladas é muito importante nas estações com temperaturas elevadas, pois isso acaba sendo uma opção para driblar ainda mais o apetite. “Vale lembrar que a falta de apetite não pode ser sinônimo da falta de hidratação. É fundamental estar sempre bem hidratado e prestar atenção aos sinais que o organismo apresenta”, conclui.
Da Redação
TOLEDO