Especialistas falam sobre as alterações na NR-1 e os impactos no ambiente de trabalho

Estimated reading time: 5 minutos

O Flash Talk, realizado na terça-feira (15) no Auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico, teve como tema principal ‘Alterações na NR-1 e seus Impactos no Ambiente de Trabalho’. A discussão contou com a presença de especialistas que falaram sobre os impactos das novas regulamentações e possíveis soluções de práticas para adaptação às novas exigências.

A Norma Regulamentadora NR-1 trata sobre o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), além de outros pontos. Ela sofreu por diversas mudanças e a partir do dia 25 de maio de 2025, passa a inclui os riscos psicossociais; a mudança exige que as empresas adotem medidas que visem proteger a saúde mental dos colaboradores.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Cristiano Dall’Oglio da Rocha, reforçou a importância dos empresários estarem bem informados e o comprometimento da entidade em promover momentos de discussões e troca de conhecimento como o Flash Talk com esse tema.

“Visamos sempre transformar os ambientes e o melhorar o desenvolvimento das nossas empresas no nosso município. Vale ressaltar que a lei não traz impacto de maneira negativa’, pontuou o presidente ao salientar que o foco do evento era levar conhecimento ao público.

MELHORIA CONTÍNUA – O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, comentou que o Oeste é pujante e não vai parar. Ele destacou que o foco é proporcionar mais qualidade de vida, a geração de maiores oportunidades e sempre avançando para que seja possível manter o desenvolvimento sustentável em Toledo e no Oeste do Paraná.

“A forma como todos vocês vieram até aqui nos mostra uma transformação, algo que está acontecendo, agora, também em função dos impactos que estamos sofrendo nos últimos anos, de forma acelerada, inclusive com as questões de tecnologia, das novas formas de trabalho, alterações nas relações sociais. Todas essas transformações nos trazem efeitos positivos e negativos”, apontou.

O prefeito também enfatizou a necessidade de discutir o assunto e buscar adaptação. “Como agir, como reagir, como potencializar os efeitos positivos e como trabalhar com os negativos? O exemplo de hoje retrata bem este momento, em função dos impactos que ocorrem no desenvolvimento humano e a necessidade de uma transformação, de uma alteração na legislação. O que essa lei provocará nas nossas relações de trabalho? O que ela provocará no desenvolvimento do setor produtivo? O que ela provocará na qualidade do ambiente de trabalho para o cidadão? Que essas trocas de experiências que serão discutidas aqui realmente sirvam para a construção do nosso futuro. Não tenho dúvida de que isso vai acontecer. Que saíamos daqui com a mente mais aberta, enxergando novas possibilidades de nos adaptarmos cada vez mais”.

TEMAS EM DISCUSSÃO – O primeiro tema tratado foi ‘Segurança do Trabalho: Impactos na Empregabilidade e Dados de Toledo’, com a presença do secretário municipal do Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Thiago D’Arisbo, e do diretor de Emprego e Relações de Trabalho, Rodrigo Souza.

Conforme o secretário, para ele que é um entusiasta do assunto é sempre importante ocorrer a troca de informações. “Nossa casa cheia, aqui, é uma grande alegria para nós, porque todo desafio que nos une é, na verdade, um bom desafio. A expectativa, aqui, para que a gente fique bem alinhado, não é trazer um milagre, mas sim amolar o machado. Porque, de fato, até o dia 25 de maio, ainda teremos muita lenha para rachar. Recentemente, houve uma prorrogação de 90 dias, mas ainda assim não é suficiente para tudo que temos pela frente”.

O secretário citou a necessidade de reflexão sobre a intersecção entre segurança do trabalho, saúde mental e a legislação que acabou de mudar. “A pergunta central é: como devemos reagir e nos antecipar aos riscos psicossociais no ambiente de trabalho? Lembrando, como bem disse o nosso prefeito, nós estamos progredindo. Todo progresso é, na verdade, também um desafio. E, neste caso, a nova lei veio justamente para nos incentivar”, reforçou.

PROGRAMAÇÃO E REALIZAÇÃO – O psicólogo da Éclori Desenvolvimento, Rodrigo Bonetti, abordou o assunto ‘Saúde Mental no Ambiente de Trabalho’. A terceira palestra foi com o juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Toledo, Dr. Silvio Claudio Bueno, com o tema ‘Aspectos Legais e Normativos da Lei 14.831/2024’. As atividades foram finalizadas com a temática ‘Estratégias Práticas’, além de exemplos de Case de Sucesso, com a Gestora de Pessoas da Fiasul, Karen Brinker.

O Flash Talk foi realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Núcleo Gestão de RH de Toledo, Sistema Nacional de Emprego (Sine) e Prefeitura de Toledo através da Secretaria de Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico e teve o apoio da Fiasul e da Éclori Desenvolvimento.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.