Aluno Conectado implementa cultura digital; experiência é apresentada em PE

A tecnologia na Educação é um caminho sem volta e, por isso, a importância de coloca-la a serviço do aprendizado dos estudantes de escolas públicas que oferecem o Ensino Fundamental I/Séries Iniciais. Assim, a aprendizagem de conteúdos letivos se torna mais inovadora e atraente aos alunos.

Em Toledo, o Poder Público desenvolve o Programa Aluno Conectado e visa implementar a cultura digital na rede municipal de ensino. Na última quarta-feira (24), a experiência do município foi apresentada no 27º Seminário Nacional “Escola? Presente”. O evento acontece no Centro de Convenções de Pernambuco e aborda o tema “Inovações Educacionais e Recomposição de Aprendizagens: Desafios da Escola Contemporânea”. A programação segue nesta quinta-feira (25).

O evento tem as participações dos conceituados palestrantes, com renomes no Brasil e exterior, a exemplo de Acácia Kuenzer (Paraná); Carolina Cavalcanti (São Paulo); Cipriano Luckesi (Bahia); Eduardo Calbucci (Sã Paulo); José Moran (São Paulo), Gaudencio Frigotto (Rio Grande do Sul), Luciano Meira (Pernambuco) e Renato Janine (São Paulo).

AVALIAÇÃO – De acordo com a secretária de Educação Marli Gonçalves Costa, o Seminário é uma oportunidade de mostrar as ações promovidas na área Educação pelo Município”, afirma a secretária ao complementar que o Programa Aluno Conectado deve ser apresentado em outras cidades do Brasil, como Gramado (RS).

Marli comenta que o Município cria um ecossistema tecnológico na educação em questões pedagógicas e administrativas. “É uma realidade construída, gradativamente, com os professores e servidores do quadro geral participando efetivamente, como protagonistas do processo”.

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, salienta que o Município tem potencializado as questões pedagógicas. “Valorizamos o livro didático, o giz, o quadro, o apagador e, sobretudo, as tradicionais e as novas práticas de pedagogia, a partir da formação continuada dos professores”.

INOVAÇÃO – Durante a apresentação, o prefeito destaca que a Educação é trabalhada como uma política estruturante do ponto de vista da inovação, da inclusão, do encantamento, da libertação e do desenvolvimento socioeconômico. “Acreditamos que o modelo que estamos implementando estabelece um ‘olhar’ apropriado para um novo tempo no processo educacional, desde a formação continuada dos professores adequando-se as tecnologias que estamos implementando até a formação em outras perspectivas em uma política de inclusão do professor”.

Beto Lunitti pondera que a experiência de Toledo tem sido compartilhada com outros municípios do Paraná e também de outros estados. “Queremos contribuir – de forma transformadora – no processo de Educação no Brasil. É um conceito de Educação que trouxemos para discutir a formação do aluno na sua plenitude. O Município pode ser referência para o Brasil nessa conexão, entre todas as pessoas que trabalham educação. Educação é feita de gente que gosta de gente. É uma formação motivadora para a sociedade. Isso que buscamos implementar no cotidiano em Toledo”.

O Aluno Conectado coloca a tecnologia a serviço do aprendizado dos alunos de escolas públicas que oferecem o Ensino Fundamental I/Séries Iniciais. Segundo a assessoria de comunicação, o governo municipal tem adquirido tablets (um por aluno), notebooks (um por professor) e smart TVs (uma por sala de aula), bem como na implantação de internet de alta qualidade e laboratórios de robótica em todas as 36 instituições da rede municipal de ensino cujos laboratórios de informática estão sendo totalmente reformulados.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.