Alunos de Toledo participam da premiação do Programa Agrinho
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Um dia a poetisa Cora Coralina escreveu: “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. É na escola que a criança tem a oportunidade de ampliar o seu conhecimento, de se socializar com os colegas e de aprender a conviver com as diferenças. Mas, a educação vai muito além da sala de aula, pois ela abre portas para outras esferas da sociedade e para um futuro promissor. O Programa Agrinho, promovido pelo Sistema Faep, é um exemplo de que a educação não se limita ao âmbito escolar e que é possível ampliar os horizontes, transformar vidas e desenvolver o pensamento crítico.
Em sua 29ª edição, o Programa vai reunir cerca de quatro mil pessoas, incluindo alunos, pais, professores, diretores, representantes da comunidade escolar e autoridades. A cerimônia está marcada para esta segunda-feira (4), no Centro de Convenções Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Na agricultura da vida quem planta o amor sem pressa terá um coração feliz e em paz, pois vai colher safras de felicidade no tempo certo. Luiz Miguel de Castro Della Justina e Yasmin Souza Avila colhem essa alegria. Os estudantes representam suas escolas na premiação do Programa Agrinho. Para conquistar a classificação final, a temática do concurso foi abordada em sala de aula. O tema do evento neste ano é “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”.
SATISFAÇÃO – ALUNOS DE TOLEDO AGRINHO
Luiz Miguel de Castro Della Justina é aluno do sétimo ano do Colégio Estadual Esperança Favaretto Covatti e é um dos classificados no Programa. A professora Vanusa Regina Dalpozzo Bombardeli relata que cada aluno foi instigado a produzir textos em gêneros diferentes; no sétimo ano, o gênero textual definido foi o conto.
“Inicialmente trabalhei a estrutura com ênfase no contexto de produção estabelecido. Para o sétimo ano, era sobre a participação do aluno, ou seja, narrador-personagem em uma gincana cultural e recreativa sobre alimentação saudável. A gincana acontecia em um pomar famoso pela qualidade e pela diversidade de frutas”, comenta Vanusa.
A partir destas informações, os estudantes imaginaram e registraram no caderno as suas ideias. Em seguida, eles começaram a digitar na plataforma Redação Paraná, um dos recursos digitais do Governo do Estado. “Após a digitação e as correções necessárias, o aluno Luiz Miguel atingiu a nota 100, sendo classificado no Núcleo Regional de Educação de Toledo e, na sequência, como 2° finalista no Paraná”, pontua a professora.
Vanusa destaca que a notícia da classificação trouxe a comunidade escolar do Colégio alegria e satisfação pessoal e profissional. “É a prova de que estamos no caminho correto e é um grande incentivo para eu continuar me dedicando ao ensino”.
INSPIRAÇÃO
Outra aluna classificada no Programa Agrinho é a aluna Yasmin Souza Avila. Ela estuda no quarto ano ‘B’ da Escola Municipal Dr. Borges de Medeiros. A professora regente Cleonilda Maria Tonin explica que a temática abordada pelo concurso do Programa Agrinho culminou com o conteúdo trabalhado na disciplina na Geografia. “Trata-se da interdependência do campo e da cidade. Durante uma semana, eu intensifiquei as atividades com leituras, vídeos e explicações”.
Cleonilda complementa que suas aulas denotaram um conjunto das ações, processos, influências, reflexões e exemplos, que intervêm no desenvolvimento humano e cognitivo dos estudantes.
Após o conteúdo aplicado, a professora solicitou a produção de um texto, respeitando a temática do concurso. Ela revela que ao ler as produções de seus estudantes, percebeu que alguns se destacaram, mas o texto da Yasmin estava completo. “O texto apresentou coerência, ideias ordenadas, pontuação correta, palavras bem dispostas na frase e precisão vocabular. A partir do momento em que foi feita a inserção da redação dela no sistema, eu visualizei a sua classificação. Quando saiu o resultado, fiquei imensamente feliz, porque confirmou o que eu havia premeditado”, menciona Cleonilda.
Ter uma aluna premiada, para a professora é gratificante. “É uma maneira de eu saber que conseguiu inspirar a sua aluna a externalizar o seu potencial! E ser professor, é isso: lapidar mentes, instigar a superação, plantar sementes, transformar almas incultas em almas nobres e belas!”.
Da Redação
TOLEDO
Diretoras destacam a atuação da comunidade escolar
A comunidade escolar é importante para garantir que a escola ofereça aos estudantes um ambiente seguro e acolhedor. A colaboração e a participação de todos os envolvidos contribuem com o ensino.
A diretora da Escola Municipal Dr. Borges de Medeiros Andréia Menuci complementa que é uma satisfação receber o resultado da classificação regional da estudante Yasmin Souza Avila, do quarto ano ‘B’. “Ela é a nossa aluna desde a pré-escola e apresenta um ótimo desenvolvimento escolar, sempre se destacando nas atividades realizadas. Um exemplo de que o apoio da família é fundamental para o sucesso da criança na escola”.
Andréia acrescenta que a Escola tem como premissa desenvolver diversas metodologias de ensino, oportunizando aos alunos novas formas de aprender. “Também propomos a participação em diversos concursos. Neste momento, enaltecemos o trabalho realizado pela Cleonilda Maria Tonin, sob orientação da coordenadora Kelly Palma, que nos trouxe mais uma vez para uma final do Agrinho”.
A diretora pontua que a Escola Municipal participa de diversos concursos e muitos alunos apresentaram bom desempenho, como na OBMEP, se classificando para a segunda fase; na OBI a classificação de 6º lugar a nível nacional da estudante Letícia Seibert Antunes (4º ano ‘B’, em sua categoria). “Estamos aguardando os resultados dos concursos EducaTrânsito e Sicoob, nos quais temos inscritos trabalhos com grandes potenciais. Por esses resultados agradecemos o nosso quadro docente que desenvolve o trabalho com dedicação e comprometimento para um ensino de qualidade”, informa Andréia.
COLABORAÇÃO
Para a diretora do Colégio Estadual Esperança Favaretto Covatti Dulcineia Costa Rosa, receber a notícia que um aluno do Colégio foi contemplado é uma alegria imensa. “Estou extremamente orgulhosa e emocionada pela conquista do estudante e por tudo que essa vitória representa para a nossa comunidade escolar”.
Dulcineia comenta que essa conquista é o resultado do trabalho colaborativo da equipe. “Desde o corpo docente até os funcionários; todos os profissionais contribuíram com dedicação e empenho. Assim, criamos um ambiente de aprendizagem estimulante e encorajador. Agradeço o suporte dos colegas professores, que sempre incentivaram e orientaram e o comprometimento da equipe pedagógica foi fundamental para que o aluno pudesse desenvolver suas habilidades”.
A diretora destaca o trabalho excepcional da professora de Língua Portuguesa, Vanusa Regina Dalpozzo Bombardeli. “Ela, em suas aulas de redação e leitura, foi determinante para a premiação. Por fim, essa conquista reforça a importância do nosso trabalho em equipe e nos motiva a continuar buscando sempre o melhor para nossos alunos. Espero que essa vitória inspire outros a se empenharem em suas jornadas de aprendizado, pois cada pequeno esforço conta e pode levar a grandes realizações”, finaliza.
Da Redação
TOLEDO
Educação de qualidade é base do Agrinho, diz consultora pedagógica
A base do Programa Agrinho é uma educação de qualidade, essa é a afirmação da consultora pedagógica do Senar Paraná Patrícia Lupion Torres. Ela destaca que o Programa aborda temáticas de relevância social, ambiental, sanitária e de forma transversal com os estudantes.
A consultora pedagógica relata que o Programa Agrinho é desenvolvido nas escolas e existem várias formas para participar dele. “A professora pode desenvolver atividades com os seus alunos em um formato de projeto; trabalhar em média 36h com a temática e o material de acordo com a proposta curricular da série ou a professora pode ainda participar do concurso”.
Redação, desenho, experiência pedagógica, programação computacional, robótica e ainda existe a possibilidade da escola participar do concurso ou o município são algumas das categorias previstas no Programa. Existem ainda duas categorias específicas para os Colégios Agrícolas e o relatório de pesquisa.
RENOVAÇÃO
O Programa Agrinho acontece desde 1995 e completa 29 anos de existência neste ano. “O Agrinho acontece no Paraná e em nível nacional em escolas públicas e particulares. A cada quatro anos, o material é renovado. Existe uma pesquisa sobre as áreas de interesse dos professores, dos diretores e das Secretarias. Assim, os materiais estarão sempre alinhados com as propostas curriculares, diretrizes e bases. Isso faz com que a aceitação do Programa seja sempre alta e com o envolvimento de muitos municípios, professores e alunos”, explica a consultora pedagógica do Senar Paraná.
COMPROMISSO
Patrícia enfatiza ainda que os prêmios escolhidos para o Programa apresentam intenção pedagógica. No total, serão entregues 2,6 mil prêmios, entre celulares smartphones, tablets, chromebooks, notebooks e projetores multimídia, além de três automóveis para os professores vencedores da categoria Experiência Pedagógica.
“Ao longo de quase três décadas, o Programa Agrinho tem inspirado nossos jovens a serem protagonistas no desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade. Em 2024, reafirmamos nosso compromisso em fortalecer essa jornada de aprendizado e transformação em todas as regiões do Paraná. O tema deste ano enaltece a a importância da integração entre os diversos setores da economia, conectando o meio rural ao urbano, para construirmos um futuro de oportunidades para todos”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria