Estudantes de Toledo se mobilizam sobre o Programa Parceiro da Escola
Os estudantes de Toledo se mobilizaram sobre o Projeto de Lei 345/2024, que institui o Programa Parceiro da Escola. Na segunda-feira (3), eles se reuniram na praça da Rodoviária, seguiram até a Câmara de Vereadores, passando pelo Parque Ecológico Diva Paim Barth e finalizando na antiga sede da União Toledana dos Estudantes Secundaristas (Utes). Em todos os pontos, o diálogo foi mantido com o grupo sobre a matéria e a importância do Movimento Estudantil.
De acordo com uma das organizadoras deste movimento Vitória da Silva Rambo, representantes de lideranças estudantis antigas participaram do ato. “Nós discursamos sobre o projeto e mostramos o quanto esse projeto é prejudicial para a Educação. Além de destacarmos a importância do Movimento Estudantil e a Utes que está ‘apagada’ e precisamos retomar a sua imagem”.
Vitória menciona que é consenso que o recurso financeiro deve ser direcionado para a escola e não para empresas. “O dinheiro deve ser destinado ao ensino. Esse projeto perde a força política, além de excluir a Educação e diminuir a sua qualidade”.
Ela complementa que “os estudantes querem mostrar no movimento que também estão descontentes com esse projeto. O nosso protesto é organizado e ele é idealizado de estudante para estudante. Nós sabemos o que estamos fazendo e precisamos defender a educação pública no Estado”.
Raquelly Isadora Miranda também participou da organização do movimento e destaca a importância em proteger a educação do Estado. “A quem o Governo tem interesse em proteger?”.
Da Redação
TOLEDO
NRE de Toledo
Sobre o Parceiros da Escola, duas escolas foram indicadas em Toledo:
– CE Ayrton Senna;
– CE Jardim Europa;
e mais oito escolas nos demais municípios do NRE:
– CE Diamante D’Oeste (Diamante D’Oeste);
– CE Mendes Gonçalves (Guaíra);
– CE Leonilda Papen (Mercedes);
– CE Mal Gaspar Dutra (Nova Santa Rosa);
– CE Ouro Verde (Ouro Verde do Oeste);
– CE Pato Bragado (Pato Bragado);
– CE Humberto de A Castelo Branco (Santa Helena);
– CE São Pedro do Iguaçu.
Greve*
Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Educação, na manhã de segunda-feira (3), revelou que 87% das mais de duas mil escolas da rede estadual funcionaram normalmente, sem adesão de professores à greve convocada pelo sindicato da categoria. Além disso, todas as escolas, 100% da rede, estão com alguma aula em andamento após um trabalho preventivo de uso de tecnologia e substituição de professores.
*Fonte: AE Notícias