Alunos de Toledo se destacaram na Febic

Estudantes do Clube de Ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre e da Escola Municipal Alberto Santos Dumont participaram da Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic). A iniciativa aconteceu de 2 a 6 de outubro, no município de Pomerode, em Santa Catarina. Os alunos receberam 16 prêmios, sendo três para a rede municipal e 13 para a estadual.

De acordo com a coordenadora do Clube de Ciências Dioneia Schauren, as pesquisas iniciaram no ano de 2014 e os estudantes participaram da primeira Feira de Ciências em 2015. “A partir daquele ano até os dias atuais, as pesquisas são aprovadas e elas recebem premiações”.

Em Pomerode, oito estudantes do Clube de Ciências apresentaram seus trabalhos e o grupo recebeu 16 prêmios. Dioneia acredita que os alunos gostam de pesquisar. “Gostam do que fazem; os jovens pesquisadores estudam por paixão”.

Durante as orientações ou os diálogos com os alunos, Dioneia procura sempre enfatizar que a participação na Feira é uma oportunidade. “O estudante pode ter a possibilidade de ganhar uma bolsa científica ou de fazer um intercâmbio ou como os projetos podem trazer benefícios para a vida universitária”.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) em transporte, a coordenadora menciona a importância da pesquisa ser demonstrada nas Feiras promovidas em diversos estados do Brasil e até no exterior. “Conseguimos mostrar o que Toledo e a região Oeste do Paraná realiza em projeto científico”, pondera Dioneia.

FEBIC – A Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic) é uma iniciativa que oferece ao estudante a oportunidade, o tempo e o espaço para desenvolver e apresentar ideias criativas e inovadoras na forma de projetos científicos.

Conforme a organização, a Febic é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadores na forma de projetos científicos, onde possam experimentar o fazer ciências. Além de ser um ambiente de integração e troca de experiências entre estudantes e professores, a Feira também se dispõe a ser uma ferramenta de promoção da cultura científica, da experimentação, da disseminação, a inovação e o uso de novas tecnologias.

Segundo Dioneia, a Feira incentiva as habilidades do aluno, do professor e da escola no campo da pesquisa e abre oportunidade para instigar o desenvolvimento da curiosidade científica. “Questionamentos que nascem das experiências, expectativas e estudos teóricos dos estudantes”.

A Febic é ainda uma forma de socializar e integrar os diversos conhecimentos e habilidades tanto buscadas nos objetivos pedagógicos e na transversalidade didática.

PREMIAÇÃO – As pesquisas dos estudantes foram premiadas. Confira os prêmios:

*Amanda Haab

Estudante da Escola Municipal Alberto Santos Dumont do 5° ano do ensino fundamental I:

– Credencial FICP 2024;

– Bolsa de Iniciação Científica;

– Destaque melhor registro de pesquisa.

*Eduardo Silva

Estudante do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre do 6° ano do ensino fundamental II:

– Credencial MOC 2024;

– Bolsa de Iniciação Científica;

– 3° lugar em Ciências Agrárias.

*Alisson Rodrigo Klauck

Estudante do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre do 3° ano do Ensino Médio:

– Credencial Genius Olimpiad New York (EUA) 2024;

– Credencial Ciência Jovem 2024;

– Bolsa de Iniciação Científica;

– 3° lugar em Ciências Agrárias.

*Isadora Barbara Campos

Estudante do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre do 8° ano do Ensino Fundamental II:

– Credencial Mocica 2024;

– Bolsa de Iniciação Científica;

– 1° lugar em Ciências Agrárias.

*Fernanda Gracieli Gonçalves Jank

Estudante do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre do 9° ano do Ensino Fundamental II:

– Credencial Mocica 2024;

– Bolsa de Iniciação Científica;

– 1° lugar em Ciências Biológicas.

*Pedro Guilherme dos Reis

Estudante do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre do 7° ano do Ensino Fundamental II:

– Credencial Mostratec Junior 2024;

– Bolsa de Iniciação Científica;

– 1° lugar em Engenharias.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.