Apac de Toledo recebe veículo novo do Depen Nacional

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Toledo (Apac) recebeu um veículo novo para uso exclusivo. Na manhã de sexta-feira (7), o automóvel foi entregue oficialmente. A aquisição é resultado de um termo aditivo firmado na implantação da unidade.

“Adquirir este veículo, neste momento, é muito importante porque o método da Apac é um método alternativo de execução da pena, requer o engajamento da comunidade e que, portanto, não tem funcionários do Estado, não tem policiais penais com veículos do Estrado para realizar transporte de presos para eventuais audiências ou para necessidades básicas do momento como um médico”, explica o juiz de direito da comarca de Toledo responsável pela corregedoria dos presídios, Figueiredo Monteiro Neto.

O veículo, segundo o juiz, foi adquirido com recursos fornecidos pelo Depen nacional em um projeto que a Apac de Toledo está envolvida que é o

Projeto Ressocialização. “É uma análise do governo federal que está estudando o método Apac para analisar se ele é viável de ser implodo de forma ampla em todo o Brasil. Então podemos apontar que a aquisição desse veículo é um reflexo do método Apac e da aposta do Governo Federal nesse método”, salienta.

IMPORTÂNCIA PARA A APAC – Segundo o presidente do Conselho Executivo da Apac de Toledo, Balnei Rota, a aquisição do automóvel é resultado de um termo aditivo realizado na implantação da unidade. “O Depen Nacional nos contemplou, na época da abertura da Unidade da Apac de Toledo, com valor para equipamentos. Na ocasião, pedimos um termo aditivo per capital do valor se havia possibilidade para comtemplar a compra de um carro. Até o momento tínhamos um veículo cedido pela justiça estadual – não era propriedade – solicitamos na época e, hoje, recebemos esse carro comprado com esses recursos”.

Rota explica que desde o início das atividades a Apac já contava com os trabalhos de um motorista contratado – precisa ser um profissional treinado para esse tipo de transporte de passageiro. O presidente reforça que o veículo é uma forma de destacar os trabalhos e enfatizar a Apac.

HISTÓRIA DA APAC – A falta de informações sobre o funcionamento e os resultados – que o modelo tende a apresenta na recuperação de pessoas e para a sociedade – marcaram o início da instalação da Apac de Toledo. A sede da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Toledo foi construída nas proximidades do Centro Industrial Moveleiro José Luiz Salles e no local manterá o Centro de Reintegração Social (CRS), destinado a ressocialização de condenados a penas privativas de liberdade. Foram 20 meses de construção.

A estrutura está localizada no bairro Jardim Anápolis, nas proximidades da BR-163. O terreno é de 6.400 metros quadrados e a unidade tem 1.310 metros quadrados. Foram 20 meses de construção.

Na Apac, o recuperando são responsáveis pela manutenção do espaço, além de se envolver em atividades externas como reformas de hospitais, postos de saúde, escolas, praças públicas e hortas comunitárias – nesses casos, essas atividades são realizadas com recuperando do sistema semiaberto em parceria com órgãos públicos.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.