Apae realiza atividades na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Deficiência

O Movimento Apaeano Brasileiro conta atualmente com 2.200 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), destas 336 são do estado do Paraná. A Apae de Toledo é filiada à Federação Nacional das Apaes e neste período celebra com as demais Apaes a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Deficiência com o tema ‘Superar barreiras para garantir a inclusão’, um momento importante para refletir, debater e apresentar propostas para assegurar os direitos das pessoas com deficiência.

Até 28 de agosto, a entidade organiza várias atividades para serem realizadas com as pessoas com deficiência que frequentam a entidade, como: oficina de direitos – Você conhece seus direitos; McLanche Feliz – doação da comunidade; Dia da Alegria com o Circo da Magia – Secretaria Municipal do Desenvolvimento Humano; visita da secretária de Educação de Toledo, Marli Gonçalves Costa; Grupo Senzala de Capoeira – responsável Henrique Laurentino.

Ainda até 28 de agosto acontece na cidade de Foz do Iguaçu a 22ª Olímpiada Especial das Apaes do estado do Paraná, com a participação do Conselho Regional das Apaes de Toledo com 20 atletas, destes, cinco são da Apae de Toledo.

ENTIDADE – A Apae de Toledo é uma entidade filantrópica, fundada em 7 de abril de 1974, legalmente constituída e tem como missão “Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária”. Atualmente atende 260 pessoas com deficiência intelectual e múltipla deficiência, em todas as faixas etárias, nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social.

Os serviços ofertados são: Educação – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos; Saúde – fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e médico; Assistência Social – Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio, Serviço de Proteção de Social Especial de Média Complexidade para pessoas com deficiência e suas famílias e Serviço de Proteção Especial de Alta Complexidade – Residência Inclusiva.

“É importante destacar que todos os serviços ofertados para as pessoas com deficiência e seus familiares são totalmente gratuitos, sendo a única entidade legalmente constituída no município de Toledo que atende este público.

A estrutura física da entidade apesar de antiga é bem conservada, arejada, segura porém não tem espaço físico suficiente para atender a demanda, é necessário com urgência ampliar e implantar novos projetos para diversificar as atividades ofertadas para as pessoas com deficiência que frequentam esta entidade”, pontua a diretoria da instituição.

A entidade adquiriu um terreno de 5.000m² no Jardim Pancera para construir a nova sede, com previsão de 3.000m² de área construída. Está pleiteando recursos financeiros através de projetos junto ao poder público e comunidade local para fazer a construção.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria

Programação enfatiza a necessidade do empenho de toda a população na luta pela eliminação das barreiras

A inspiração é um dos principais sentimentos capazes de mover o mundo, pois propicia ao ser humano buscar o seu melhor diariamente. Embora seja um singular start, sozinha não é capaz de vencer os vários obstáculos existentes e, consequentemente, promover a verdadeira transformação. Mas, se aliada à atitude, a chave-mestra que abre portas e constrói pontes, os desafios são superados e os sonhos se tornam possíveis.

Alicerçada nesse entusiasmo e propósito, a fim de dar início a uma nova etapa na história do Brasil, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2022 enfatizará a necessidade do empenho de toda a população na luta pela eliminação das barreiras intransponíveis para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Neste ano, a campanha – desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) desde 1963, entre os dias 21 e 28 de agosto, e introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017 – terá como tema “Superar barreiras para garantir inclusão”.

O assunto tem por propósito chamar a atenção dos brasileiros para frisar que, apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas, nas quais a organização atuou na linha de frente, as pessoas com deficiência ainda sofrem resistências, mesmo o artigo 4º da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) afirmando: “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.

BRASÍLIA

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.