APP contra o mosquito: campanha do Sesc enaltece participantes

Campanha de Combate à Dengue do Sesc PR, da área de abrangência da unidade de Toledo. A cerimônia aconteceu durante um delicioso café da manhã, na última quarta-feira (24).

Segundo o gerente Executivo do Sesc de Toledo Fernando Turim, os trabalhos de combate e conscientização ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika – nunca terminam. “O combate à dengue é um trabalho que nunca termina. Esse tipo de ação é uma forma de reconhecer o trabalho. Estamos em um inverno com ‘cara’ de verão, o mosquito permanece. É fundamental conscientizar e combater”, pontua.

Turim destaca que a premiação é uma maneira de reconhecer o trabalho desenvolvido por cada pessoa. Ele cita que a Campanha é algo pontual, mas que a conscientização e o combate não podem parar.

VENCEDORES – A técnica de atividade do Sesc Toledo, Georgett Zancanaro, reforça que todos que combatem, todos que evitam e eliminam focos são os vencedores nessa luta. Ela recorda que a campanha consistiu em promover a conscientização, eliminação dos criadouros e promoção de uma competição saudável entre municípios por meio da participação via aplicativo ‘Aqui o mosquito não entra!’.

“Aproximadamente 320 mil focos do mosquito foram eliminados no período. Aumenta a cada ano a adesão à campanha. Ficamos felizes em contar com a participação da comunidade, dos agentes de endemias que são tão importantes neste processo de combate à dengue. O foco é promover a conscientização”, enfatiza.

Em relação a apuração dos fotos/focos via app, Georgett explica que ocorreram mudanças. “Nesta edição, foi alterada a maneira de contagem – foi feito um cálculo com base no número de habitantes de cada município – para que ficasse mais justo”.

PREMIAÇÕES – A Campanha contemplou diversas categorias. Na área de abrangência da unidade do Sesc de Toledo o município que mais pontou foi Francisco Alves; em segundo lugar ficou Brasilândia do Sul e na terceira colocação ficou Toledo. Na categoria Equipes, o primeiro lugar com a ‘Endemias Toledo’; em segundo ficou ‘Os 3 Mosqueteiros – Brasilândia do Sul’; e em terceiro ‘Os 4 Mosqueteiros – Formosa do Oeste’. Na categoria destaque por trabalho realizado na comunidade ficou com Jogos da Fraternidade – Oeste, Grupo Escoteiros Vicentino Numeral 173-PR. Na categoria Equipe Sesc, em Toledo, quem mais pontou foi Leandro Charava.

O APLICATIVO – Para participar da Campanha era preciso basta baixar o app, seguir o passo a passo e iniciar a eliminação dos criadouros. Em 2022/2023, foram eliminados 325.625 focos do mosquito por meio da participação de 11.309 pessoas de 294 municípios do Paraná. Já na edição deste ano, foram eliminados 300.247 mil focos com a participação de 6.216 pessoas. A significativa participação na competição reforçou que ações educativas podem fazer a diferença no cenário atual.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.