Argentina leva empate nos acréscimos, mas Martínez pega dois pênaltis e garante a vaga nas semifinais

Na primeira partida das quartas de final da Copa América, a Argentina empatou com o Equador no tempo normal por 1 a 1, no NRG Stadium, em Houston. Lisandro Martinez abriu o placar para a Albiceleste no primeiro tempo, enquanto Kevin Rodríguez empatou nos acréscimos da segunda etapa. Já nos pênaltis, Emi Martínez pegou duas cobranças e garantiu a vaga da seleção argentina na próxima fase. 

+ LEIA MAIS

A primeira etapa entre Argentina e Equador foi uma partida muito disputada. Os equatorianos começaram melhor e conseguiram chegar mais ao campo de ataque por meio de transições, jogadas pelos lados do campo e a bola longa durante os primeiros vinte minutos de jogo. Em sua jogada mais perigosa, Sarmiento parou em “Dibu” Martínez. Depois disso, os atuais campeões do mundo responderam com as chegadas de Enzo Fernández, foi uma delas que originou o escanteio em que resultou no gol de Lisandro Martínez. Ele aconteceu após cobrança de escanteio de Messi, Mac Allister desviou no primeiro pau, e o zagueiro Lisandro Martínez abriu o marcador. Após isso o jogo esfriou e poucas coisas aconteceram no jogo. 

Na etapa, o Equador teve mais a posse de bola, mas criou poucas chances reais de gol, na mais perigosa, La Tricolor teve um pênalti perdido por Enner Valencia que acertou a trave. Mesmo assim, os equatorianos não desistiram e se lançaram ao ataque, até nos acréscimos após cruzamento, Kevin Rodríguez deixou tudo igual no marcador. Enquanto os atuais campeões mundiais, por sua vez, não jogaram bem e criaram poucas ocasiões. 

Nas cobranças de penalidade, Lionel Messi desperdiçou a primeira cobranças Albiceleste, mas depois o goleiro Dibu Martínez pegou as cobranças de Ángel Mena e Minda para classificar a seleção argentina para as semifinais da Copa América. 

PRIMEIRO TEMPO 

O primeiro tempo começou com a Argentina tendo mais a posse de bola, mas não conseguia seu domínio em chances de gols. Enquanto o Equador, por sua vez, se fechou e explorou jogadas de transições, jogadas pelos lados do campo e a bola longa, nos primeiro 20 minutos os equatorianos obrigaram Emiliano “Dibu” Martínez a fazer duas intervenções, na primeira o goleiro ficou com a bola após a defesa interceptar uma bola de Moisés Caicedo, logo aos seis minutos de jogo. Alguns minutos depois, o goleiro fez sua primeira defesa no jogo. Jeremy Sarmiento recebeu de Caicedo, limpou a defesa e bateu no pés de Dibu. Na sequência, a joia Kendry Paez mandou por cima do gol. 

Com o passar do tempo, a Albiceleste foi crescendo na partida e conseguindo criar chances, em sua primeira, Enzo Fernández cabeceou para fora. Alguns minutos depois o meia do Chelsea teve sua finalização bloqueada e foi dela que surgiu o escanteio que originou o gol. Aos 34, Messi cobrou escanteio, Mac Allister desviou  no primeiro pau, e do outro lado Lisandro Martínez completou para o fundo do gol. 1 a 0 Argentina. 

Após ter sofrido o gol a atual campeã mundial assustou. Nicolás González desarmou Pacho, a bola ficou com De Paul que acionou Enzo Fernández que bateu para fora. Enquanto, La Tricolor não conseguiu assustar o gol Albiceleste. 

Na primeira etapa, o árbitro uruguaio Andrés Matonte deu apenas dois minutos de acréscimos. O tempo adicional não foi marcado pelo futebol jogado, mas sim pelo atendimento a Mac Allister que recebeu uma bola na boca de seu estômago e precisou ser atendido. Aos 47 da etapa final a partida foi encerrada. 

SEGUNDO TEMPO

O segundo tempo começou sendo truncado e disputado com muitas faltas sendo cometidas na partida. Aos nove, foi a Argentina que assustou primeiro. Dibu lançou Lautaro que estava nas costas da defesa, ele dominou, girou, mas bateu para fora. A seleção equatoriana respondeu pouco tempo depois e perdeu uma chance de ouro. Após cobrança de escanteio de Moisés Caicedo, Alan Franco desviou e a bola acertou o braço de DePaul. Na cobrança, Enner Valencia deslocou Martínez e chapou no canto esquerdo, mas acertou a trave. No rebote, Hincapié bateu, mas o árbitro deu posse de bola por invasão do defensor na cobrança. 

Aos 22, Messi quase ampliou. De Paul  achou o camisa 10 na área, ele limpou Félix Torres e bateu para a defesa de Alexander “Dida” Domínguez. Após isso, La Tricolor tentava chegar ao campo de ataque, mas não conseguia assustar o gol da Albiceleste, em sua chegada mais perigosa, Enner Valencia recebeu na área e foi travado pela defesa argentina na hora da finalização. 

No final do jogo, a seleção equatoriana fazia de tudo para chegar, mas não conseguia levar perigo ao gol de Dibu Martínez. Aos 44, Jordy Caicedo perdeu uma chance de ouro. Após chutão para frente, o atacante ficou com a bola, mas ficou indeciso e bateu para fora. 

Na segunda etapa, Andrés Matonte deu inicialmente cinco minutos de acréscimos que foram caóticos e emocionantes. Logo aos 45, La Tricolor empatou. Yeboah cruzou para a área, Kevin Rodríguez desviou de cabeça antes de Otamendi, e a bola foi parar no fundo do gol. Após quatro minutos de revisão do VAR o gol foi confirmado. 1 a 1. 

Kevin Rodríngues comemorando o gol de empate com Yeboah – Foto: CHARLY TRIBALLEAU/AFP via Getty Images

Com isso a partida durou mais mais alguns minutos e aos 51, a seleção equatoriana perdeu uma chance de ouro. Minda fez jogada pela esquerda e cruzou para a área. Um minuto depois, Matonte colocou ponto final no jogo e a decisão do primeiro semifinalista da Copa América 2024 foi para os pênaltis. 

PÊNALTIS

A disputa de penalidades começou com dois pênaltis sendo desperdiçados. Na primeira cobrança da Albiceleste, Messi bateu de cavadinha, mas mandou no travessão e a bola foi para fora. Jordy Caicedo apareceu de cabeça, mas mandou para fora. Na primeira tentativa da La Tricolor, Dibu Martínez parou Ángel Mena. Após isso, na segunda tentativa, Julián Álvarez colocou a Argentina na frente e Emi parou o pênalti de Minda. 

Na abertura da terceira rodada de penalidades, Mac Allister ampliou a vantagem argentina, enquanto Yeboah acertou e deu esperanças aos equatorianos. Na quarta e penúltima rodada, Montiel converteu para a Albiceleste, enquanto Jordy Caicedo manteve as esperanças equatorianas vivas no confronto. No entanto, na última cobrança, Otamendi bateu bem e transformou a Argentina na primeira semifinalista da Copa América 2024.  

AGENDA DAS SEMIFINAIS

Nas semifinais, a Argentina irá pegar o vencedor do confronto entre Venezuela e Canadá, que acontece nesta sexta-feira, no AT&T Stadium, em Dallas, às 22h (horário de Brasília). Já o confronto da próxima fase da competição, acontecerá na próxima terça-feira, às 21h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jérsei.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.