Arteísmo tem segunda apresentação em agosto

O espetáculo Arteísmo, de conclusão do Curso Técnico em Teatro do Colégio Eleodoro Ébano Pereira, em Cascavel, tem nova apresentação nesta segunda-feira (1º), às 20h30 com classificação para maiores de dez anos. O ingresso, opcional, é um quilo de alimento não perecível, que será revertido à artistas em situação de carência em virtude da pandemia.

Composto e encenado pelos formados da turma 2021-2022, o espetáculo fala sobre os desafios de ser artista em contextos difíceis como a pandemia, a falta de política pública e os olhares sociais sobre a profissão.

Dirigido por Maia Piva, o espetáculo encerra a caminhada da turma como alunos, rumo ao mercado profissional. O Curso Técnico em Teatro do Colégio Eleodoro é o único curso da modalidade em todo o interior do Paraná, tendo equivalentes apenas em Curitiba e no IFPR de Jacarezinho. É um curso gratuito e aberto a toda a comunidade interessada em se aprofundar na linguagem teatral.

DESAFIOS – Também atua como um instrumento de aprofundamento para atores e atrizes e técnicos nas áreas de figurinos, adereços, maquiagem, cenários, sonoplastia e iluminação teatral. Em funcionamento desde 2010, o curso passou por grandes dificuldades, estando fechado durante alguns anos e tendo sido retomado em 2019.

Assuntos como a precarização da arte, a falta de política pública e de interesse governamental na manutenção de cursos formativos de artes, gratuitos, são algumas das abordagens presentes nos discursos que vão para a cena em Arteísmo. Assim como a desvalorização do trabalho artístico e do profissional da arte, a dificuldade de se inserir no mercado no interior, a precarização de instituições formativas na área e a falta de instrumentos de incentivo a essa formação, em contrapartida à grande ânsia artística que move os fazedores de arte. “A primeira apresentação teve casa lotada e uma excelente recepção de público”, diz Maia Piva.

INTERPRETAÇÃO – Arteísmo leva ao palco o trabalho de interpretação dos atores e atrizes formados pelo Curso Técnico em Teatro do Colégio Eleodoro. Toda a concepção de textos, encenação, vídeos, iluminação, sonoplastia, adereços, cenários, figurinos, maquiagem e produção da peça foi elaborada pelos ex-alunos, com a orientação dos professores do curso e sob o olhar atento da direção.

“O espetáculo é sobre amar a profissão, doação e insistência na continuidade do fazer artístico, apesar de todos os problemas. E, em muitos sentidos, é uma ode para homenagear todos os artistas da nossa terra que, apesar dos pesares, continuam proporcionando beleza e nos encantando com o seu fazer artístico”, diz Maia.

CASCAVEL

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.