Artista brasileiro em palco europeu: Marcos Abranches protagoniza “Orphée et Eurydice” na Alemanha
O celebrado dançarino e coreógrafo brasileiro Marcos Abranches, conhecido por sua arte transformadora, está prestes a marcar sua presença na Alemanha com a estreia da ópera “Orpheus und Eurydike (Orphée et Eurydice)”, no Staatstheater Darmstadt. Convidado pelo diretor Søren Schuhmacher, Abranches assina as coreografias e também brilha como um dos intérpretes da obra, que estreia no dia 6 de outubro, às 18h.
O elenco principal de “Orphée et Eurydice” : Orphée: Lena Sutor-Wernich, Eurydice: Jana Baumeister, Amour: Marie Smolka e Mort/Psyché: Marcos Abranches.
Além de protagonizar no palco, Marcos Abranches conta com a parceria do produtor e diretor Elder Fraga, com quem vem trabalhando intensamente nos últimos três anos. Juntos, eles têm levado a arte de Abranches para o mundo. Fraga, responsável pelo documentário premiado “O Artista e a Força do Pensamento”, que narra a trajetória de Abranches, atua também como produtor desta nova fase na carreira do dançarino. A obra já conquistou 19 prêmios internacionais e impulsionou a dupla por cidades como Moscou, Los Angeles, Nova York, Belgrado e Seul. “Elder tem sido um parceiro essencial na construção dessa jornada. Juntos, estamos expandindo o alcance da nossa mensagem e levando nossa arte para novos horizontes”, comenta Abranches.
A ópera, dirigida por Søren Schuhmacher, traz a história trágica de Orfeu, que viaja ao submundo para resgatar sua amada Eurídice. A música de Christoph Willibald Gluck, com direção musical de Nicolas Kierdorf, promete encantar o público com sua intensidade dramática. A montagem conta com um coro de 40 vozes e uma orquestra de 100 músicos, oferecendo uma experiência imersiva única.
Abranches, que celebra 25 anos de carreira, destaca a importância desse momento: “Essa é mais uma oportunidade de mudar o olhar das pessoas para a arte e para a vida. Essa é minha missão no Brasil e no mundo.” A conexão artística com Schuhmacher também é de longa data, tendo trabalhado juntos há 16 anos na ópera de Berlim, em “Joana d’Arc”.
Mais informações sobre a temporada podem ser encontradas no site do Staatstheater Darmstadt: https://www.staatstheater-darmstadt.de/