Artista de Toledo é premiada em concurso nacional
A artista de Toledo, Larissa Salgado, foi uma das finalistas do Festival Arte Intimus – concurso de âmbito nacional. Ela foi a artista mais votada no júri popular e ficou entre as três selecionadas pelo júri técnico com a arte digital ‘Cama de Rosas e Espinhos’.
O Festival Arte Intimus abriu inscrições para mulheres artistas independentes de todo o território brasileiro, para concorrerem entre si, com artes digitais autorais relacionadas a temas da intimidade e do universo feminino. O concurso teve mais de 400 artes inscritas que, durante duas semanas, passaram pela votação do júri popular.
“Confesso que participar de um concurso nacional, com mais de 400 artistas de todo Brasil concorrendo, foi um desafio”, afirma Larissa. “No começo não imaginei que seria possível, mas no decorrer da votação fui percebendo o tamanho da consideração que meus seguidores têm por mim, pois além de votar, compartilharam muito, pediram para seus familiares e acreditaram na minha arte tanto quanto eu”.
- Exposição em Cascavel “Pesadelos dos Outros” conduz visitantes a um universo onírico
- Inscrições para o 48º Festival de Inverno de Toledo (Festin) estão abertas
COLOCAÇÃO
Com mais de 1.500 votos, Larissa ficou em primeiro lugar na primeira fase. A artista fez uma campanha em suas redes sociais e conseguiu interagir com pouco mais de 12 mil seguidores, compartilhando sua arte, rotinas e inspirações criativas do cotidiano. Foram 15 dias de conteúdos explicativos e bem argumentos sobre ‘por que votar na Larissa’ que fizeram a diferença no resultado.
As dez artes mais votadas passaram para segunda fase do concurso, para avaliação do júri técnico. As três artes selecionadas por esses jurados foram premiadas pelo Festival, dentre essas artes está ‘Cama de Rosas e Espinhos’ de Larissa.
Além da premiação, as três finalistas se unem a duas renomadas artistas brasileiras para terem seus trabalhos digitais expostos na Galeria de Arte do Festival. Essas artes estarão disponíveis para serem colecionados gratuitamente entre os dias 8 de março e 31 de maio.
“A arte que desenvolvi para este festival fala justamente sobre a dificuldade da caminhada feminina (os espinhos), mas também tem o conforto das rosas no final de tudo. Isso é ser mulher”, explica Larissa, que já fez diversas exposições em Toledo, ocupou em 2023 a cadeira de Artes Visuais no Conselho Municipal de Cultura e, além de quadros, confecciona camisetas e demais peças criativas com seus registros artísticos.
MAIS PRÊMIOS
Esse é o segundo prêmio que a artista conquista em 2024. No início do ano, Larissa foi contemplada em premiação municipal no edital de chamamento público nº 013/2023|premiação artesanato, literatura e artes plásticas e visuais proveniente da aplicação municipal da Lei Paulo Gustavo.
A artista, que largou a advocacia para se dedicar integralmente a arte em meados de 2020, produz quadros diversos, mesclando técnicas variadas e até matérias primas inusitadas como o café coado. Sua principal inspiração para pintar são as mulheres e o universo feminino, o que contribuiu muito para sua participação no concurso, oferecido pela marca de absorventes Intimus.
O principal objetivo do Festival Arte Intimus foi gerar conversa e questionar os estigmas da menstruação, além de celebrar o progresso feminino. É possível conferir a arte de Larissa exposta na galeria através do link: https://festival-intimus.art/galeria-de-arte/.
Da Redação
TOLEDO
*Com informações da Assessoria de Comunicação/Mariana Gouveia