Árvore com risco de queda é removida no Jardim Gisela, em Toledo

Estimated reading time: 3 minutos

Na quarta-feira (12), uma árvore com iminência de queda no Jardim Gisela foi identificada pela Defesa Civil e removida por uma empresa especializada. A árvore estava localizada na Rua João Cordeiro Gomes, próxima ao Colégio Adventista e ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dalva Weinert Nogueira, e apresentava risco de queda sobre um muro e o telhado de uma propriedade particular.

O conhecimento sobre a situação chegou à Guarda Municipal via denúncia, que compareceu ao local, registrou o Boletim de Ocorrência e contactou os órgãos competentes. A Defesa Civil e a Secretaria do Meio Ambiente avaliaram a ocorrência e foi determinada a remoção completa da árvore, que estava com a sustentação comprometida. 

A empresa Engenatus – Engenharia e Meio Ambiente, que é prestadora de serviços para a Prefeitura de Toledo, foi requisitada pela Secretaria de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos, e realizou o trabalho de remoção da árvore. “A árvore é antiga e a causa provável do seu comprometimento foi o vendaval que aconteceu recentemente na cidade”, explicou o coordenador operacional da Defesa Civil, Vanderlei Ceolin.

A Defesa Civil realizou o bloqueio da via pública e permaneceu no local até a conclusão da remoção da árvore. A engenheira florestal responsável pela empresa Engenatus, Karen Andrade, explicou que foi feita a avaliação da árvore e determinada a equipe e os equipamentos para o corte. “Avaliamos que seria preciso um caminhão munck, que tem um altura maior. Com isso, trouxemos a equipe e o caminhão, e a gente vem no sentido de fazer a remoção da forma correta e resguardar a infraestrutura. Nesse caso há o telhado de uma casa e o muro, para não sofrer danos”, destacou.

Foram feitas amarrações nos galhos durante o corte, a fim de evitar que caíssem sobre o telhado. O processo de corte da árvore foi feito em partes, começando pelos galhos do entorno e no topo. Na sequência, foram removidos os galhos mais grossos, para então realizar o corte da base do tronco com segurança.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.