Assis avança 172 posições no quesito de transparência de informações
No primeiro ano de gestão do prefeito Valter Aparecido de Souza Correia, Valtinho, o município de Assis Chateaubriand avançou significativamente no quesito transparência em dados divulgados no portal. No ano passado, com dados referentes a 2020, o município ocupou 333º lugar com nota de 58,79% e em 2021, conquistou 172 posições, ocupando agora o 161º, com nota de 84,86%. Os dados foram divulgados, na quarta-feira (2), pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná. As informações estão disponíveis no site do órgão de controle, inclusive com ranking e mapa interativo.
A média registrada no último levantamento foi a maior da série histórica: 80,09%, superando em 11 pontos percentuais aquela apurada em 2020 e em 16 a de 2019.
“Lógico que ainda estamos longe do nosso desejo que alcançar os 100% da transparência e oferecer informações claras e precisas, no entanto, temos motivos de sobra para comemorar, pois o avanço foi extraordinário, saímos da posição 333 para 161, isso no nosso primeiro ano de gestão, sempre pautados pelo objetivo de governar da forma mais transparente possível e assim fizemos. Tudo isso foi possível graças ao comprometimento de nossa equipe que prontamente compreendeu a importância de alimentar o sistema com as informações para assim dar transparência às ações públicas, assim ganhamos 172 posições e queremos continuar avançando ainda mais. Em nossa mesorregião ocupamos o 24º lugar e a nota ficando acima da média e conforme os dados no ranking na faixa populacional ficamos na posição de número 75”, destacou o prefeito.
Ainda de acordo com o chefe do poder executivo tudo isso é graça a dedicação de cada servidor que não mediu esforços para dar transparência às informações. “Um agradecimento todo especial aos nossos Secretários, coordenadores, diretores, chefe de departamento, enfim cada servidor, o trabalho com afinco de cada um reflete agora nos dados do Índice de Transparência da Administração pública”, finalizou.
METODOLOGIA – Da mesma forma que nas duas edições anteriores, o ITP- Índice de Transparência da Administração Pública 2021 foi medido por estudantes do 1º ao 5º ano do curso de Direito da Universidade Positivo, que atuaram como agentes de controle social sob a orientação de auditores do TCE-PR.
O trabalho foi realizado entre outubro e dezembro, por meio da promoção de oito encontros virtuais com o auxílio da plataforma Zoom, em virtude da necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia da Covid-19.
Assessoria de Comunicação com dados do TCE/PR