Definidas as Escolas que participarão da seletiva Regional/Estadual do Projeto MPT na Escola 2024
No dia 27 de junho, no Teatro Municipal Deputado Federal Moacir Micheletto, ocorreram as apresentações e premiações dos alunos participantes do MPT na Escola 2024, Projeto Resgate a Infância, com o tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. As 15 Escolas Municipais de Assis Chateaubriand participaram do projeto.
Pela manhã, foram premiados os alunos das categorias Música e Poesia. A música “Meu mundo MPT”, apresentada pelos alunos Enzo Gabriel Schwambach, Alana de Oliveira Scane, Eloísa dos Santos Frederico, Maria Isis Feitosa de Melo e Gustavo de Andrade Correia da Escola Municipal Professor José Paschoal de Paula, garantiu vaga na seletiva Regional/Estadual do Projeto MPT 2024. Na categoria Poesia, as alunas Yasmin Letícia Parlato Koval e Isadora Cristina da Silva Guimarães, da Escola Professor José Paschoal de Paula, apresentaram a poesia “Reflexão aberta” e também participarão da seletiva Regional/Estadual.
No período da tarde, foram premiadas as categorias Conto e Desenho. Na categoria Conto, o aluno João Pedro Rossi Miranda, da Escola Municipal Cherlei Coutrin de Oliveira, apresentou o conto “A infância de Lúcia” e garantiu vaga na seletiva Regional/Estadual. Já na categoria Desenho, a aluna Ana Júlia de Oliveira Marchi, da Escola Municipal Professora Odila de Souza Teixeira, com o desenho “Estudar e brincar para seus sonhos realizar”, também garantiu vaga.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Assis Chateaubriand e o Ministério Público do Trabalho, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o trabalho infantil, por meio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema.
O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, ressaltou a importância do desenvolvimento do projeto que proporcionou uma oportunidade única para os alunos das escolas municipais de Assis Chateaubriand expressarem suas reflexões e talentos artísticos em relação ao combate ao trabalho infantil.
A Secretária Municipal de Educação e Cultura Fátima Aparecida Sobral Silva destacou a relevância da iniciativa que é um exemplo do compromisso das instituições educacionais e do poder público em promover uma educação de qualidade e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para as crianças e adolescentes.
Representando a Câmara Municipal, o vice-presidente Francisco do Nascimento enfatizou a importância do engajamento da comunidade escolar nesse projeto.
Para a seleção dos trabalhos, o município contou com uma equipe de profissionais da área que analisaram cada um dos trabalhos, seguindo o regulamento do projeto e os critérios avaliativos de cada categoria. Agradece-se aos avaliadores por contribuírem para o sucesso do projeto.
Estiveram presentes no evento a presidente do Conselho Municipal de Educação, Rosimeire Cisz Lorenzini, e os vereadores Edivaldo César de Oliveira e Matheus Henrique Ribeiro Marques.