Associação Ciclística de Toledo foca na última etapa do Sudoeste Marathon Bike

Pouco mais de 30 dias separam os atletas da Associação Ciclística de Toledo (ACT) / Team Refit Avenida (TRA) da etapa final do Campeonato Regional Sudoeste Marathon Bike (MTB). O município de Laranjeiras de Sul sediará o encerramento da competição no dia 19 de novembro. Os ciclistas toledanos estão empenhados para manter ou avançar na classificação.

Concentração, resistência e destreza do ciclista para conseguir superar os desafios do trajeto são alguns dos fatores destacados pelo presidente da ACT/TRA, Jefferson Carlos de Oliveira, o Carlão. O atleta defenderá a liderança do Campeonato na categoria Sport Master B2. “A autossuficiência também fará a diferença na última etapa da competição. Eu busco o primeiro lugar na competição e os demais membros da equipe estão com chance de classificar entre os cinco no geral em cada categoria disputada pela ACT/TRA”.

Após a última etapa, Oliveira afirma que os treinos continuam para todos os ciclistas. “A finalidade da Associação é pontuar e terminar a última prova, ou seja, evitar todo o tipo de problema mecânico na nossa máquina (bike)”.

RESILIÊNCIA – Na oportunidade, o presidente da ACT/TRA explica a importância de cada ciclista manter a resiliência no Campeonato. “Nós precisamos participar de cada prova com o foco em pontuar, pois é uma competição considerada longa e ela acontece durante o ano. A cada dois meses ou até menos acontece uma nova etapa e é preciso treinar para todas. Cada uma com sua peculiaridade devido a condição climática ou características do relevo”.

Oliveira destaca que o objetivo principal é manter a constância nos treinos e nas etapas. “Na minha opinião, não adianta um ciclista ser campeão em uma etapa e, na sequência, terminar em última. A nossa equipe está bem treinada e em quase todas as etapas os nossos atletas conquistaram um lugar ao pódio ou chegaram bem”.

Para a última etapa do Campeonato, sete atletas da Associação Ciclística de Toledo possuem chances de chegar entre os cinco no pódio. “Treinar é fundamental, assim como cuidar da bicicleta para evitar a quebra durante a prova. Vamos para o encerramento do Sudoeste Marathon Bike preparados e evitaremos surpresas na etapa final”, salienta o presidente da ACT/TRA.

RESULTADOS – A 5ª etapa do Campeonato Regional Sudoeste Marathon Bike realizada em Chopinzinho – a Etapa Rainha – trouxe resultados importantes individualmente para equipe. Segundo Oliveira, a prova foi importante aos ciclistas, porque a Etapa Rainha possui pontuação dobrada. “Todas as equipes estavam com a força máxima na penúltima fase. Nós pontuamos bem e conquistamos quase todos os pódios da 5ª etapa. Muitos ciclistas da Associação conseguiram avançar na pontuação geral. Por isso, ela é considerada uma prova importante”.

O presidente da ACT/TRA recorda que a etapa de Chopinzinho foi extremamente técnica. “A condição climática interferiu na prova e exigiu a técnica e a estratégia de cada atleta. Choveu muito no dia anterior e durante a prova, o que ocasionou muito barro no trajeto. Isso dificultou muito, mas conseguimos alcançar o nosso objetivo que era fazer o maior número – possível – de pontos”.

SUDOESTE – O Campeonato é composto por seis etapas. Cinco já foram realizadas nos municípios de Barracão, Capanema, Nova Esperança, Dois Vizinhos e Chopinzinho.

Em cada etapa da competição, os ciclistas participaram de três percursos: Light, com uma média de 15 km; Sport, com uma média de 45 km e Pró, com uma média de 65 km. Todos por estradas rurais e trilhas e, dentro de cada categoria, existe a separação por sexo e faixa etária.

Segue os resultados dos atletas que representaram a cidade de Toledo:

– Matheus Sanches – 2° Sport Sub 30;

– Jefferson Carlos Oliveira – 2° Sport Master B2;

– Ademir Klein – 3° Pró Master C1;

– Davi Franco – 4° Sport Sub 30;

– Luis Tomas – 5° Sport Sub 30;

– Carlos Chiosi – 6° Sport Master B1;

– Marcelo Luiz Rocha – 6° Pró Master B1;

– Rafael Neiverth – 7° Sport Sub 30;

– Fernando Perin – 9° Sport Master A2.

Oliveira parabeniza a todos os participantes da prova e pelos resultados conquistados. “Seguiremos com os treinos para os próximos desafios que estão por vir. Agradeço também o apoio da Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e a todos os nossos patrocinadores”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.