Associação dos Autistas promove palestras gratuitas

Levar conhecimento e promover discussões sobre os diversos âmbitos que envolvem a pessoa tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos objetivos da Associação de Familiares e Amigos dos Autistas – VIDA de Toledo. No sábado (19) acontecem duas palestras sobre TEA na Igreja Verdade – Rua Santos Dumont, 3730, Vila Industrial.

É preciso ter sensibilidade e enxergar mais do que aparência e comportamento. Fisicamente não é possível ver algum tipo de indicativo, pois se trata de algo comportamental. Nem sempre fica evidente que a pessoa tem TEA. O preconceito é um obstáculo. A pessoa com TEA e seus familiares ainda enfrentam a falta de inclusão social e inserção na sociedade e, nem sempre, têm os direitos garantidos.

Uma sociedade bem informada, que é sensível às lutas alheias, se torna menos preconceituosa. Todos os dias, pais, mães, avós sofrem julgamentos descabidos diante de situações inusitadas com entes queridos autistas. É um desafio elaborar e colocar em prática políticas públicas que visem garantir os direitos da pessoa com TEA. O acesso aos tratamentos é uma das primeiras vias que proporcionam mais qualidade de vida a esse público.

A primeira palestra acontece às 15h e irá tratar o tema ‘Autismo na Igreja’. Já a segunda será às 18h com o assunto ‘Autismo com amor’; ambas serão ministradas pela especialista em neuropsicomotricidade e neuropsicopedagogia, a neuropsicopedagoga, Sabrina Teles.

IMPORTÂNCIA DOS TEMAS – “Vamos ter dois momentos, ou seja, duas palestras. Uma delas está direcionada as igrejas, pois dentro da igreja temos escolas e é preciso preparar os profissionais para atender as crianças que estão lá. Temos notado que cada vez mais existe a participação de autistas, com isso, levantamos essa necessidade dentro da igreja”, explica a presidente da Associação de Familiares e Amigos dos Autistas – VIDA de Toledo – Tânia Salete Bilato.

Em relação ao segundo tema, Tânia pontua que é aberto para o público em geral, também sem custo. Serão tratados aspectos que enaltecem a importância de falar de autismos com amor.

Da Redação

TOLEDO

O AUTISMO

Uma em cada cem crianças é portadora de autismo. Em geral, o autismo se instala nos três primeiros anos de vida, quando os neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos sociais deixam de formar as conexões necessárias. De acordo com a Autism Society of America, o autismo é quatro vezes mais frequente em meninos do que em meninas. O autismo engloba diferentes síndromes, como não é uma doença, o autismo não tem cura.  É possível observar sinais de autismo na criança e a dinâmica familiar problemática não é causa de autismo.

Fonte: careplus

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.