Atendimentos no MACC tem aumento de 16%
O Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) é referência para a população da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde. Em 2023, o MACC registrou aumento de 16% nos atendimentos prestados.
No ano passado, o MACC realizou 36.516 atendimentos (9.840 pacientes) – com 15.859 atendimentos no primeiro trimestre e 20.657 no segundo trimestre. Esse crescimento de 16% reflete nos esforços contínuos em melhorar a qualidade do atendimento e a capacidade de resposta do setor.
“Somos um serviço de atendimento a pacientes com condições crônicas de média e alta complexidade”, destaca a coordenadora do setor MACC Ciscopar. Andressa Cristiane Ferreira dos Santos. “O acesso aos nossos serviços se dá através da Atenção Primária à Saúde (APS), que estratifica o risco da população e encaminha os casos de condições crônicas de médio e alto risco para o MACC. Além dos atendimentos aos pacientes de médio e alto risco, o MACC desenvolve atividades de capacitação, discussão de casos, segunda opinião de especialistas e foco na atenção multiprofissional”.
O MACC presta atendimento em seis linhas de cuidados para condições crônicas que são hipertensão, diabetes, saúde materna, saúde infantil, saúde do idoso e saúde mental. Para tais atendimentos a equipe é composta por especialistas como obstetras, cardiologistas, pediatras, psiquiatras, endocrinologistas e geriatras, além de técnicos de enfermagem, enfermeiras, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogas, farmacêuticas e fisioterapeutas.
ATENDIMENTOS POR ÁREA
Em 2023, a saúde materna (gestante) prestou 9.824 atendimentos, incluindo farmacêutico (6), enfermeiro (1.916), fisioterapeuta geral (425), nutricionista (1.856), médico ginecologista e obstetra (2.393), psicólogo clínico (1.712) e assistente social (1.516). Já em diabetes totalizou 14.494 atendimentos, incluindo farmacêutico (1.174), enfermeiro (2.226), fisioterapeuta geral (442), nutricionista (2.527), endocrino pediatra (234), médico endocrinologista e metabologista (3.474), psicólogo clínico (2.420) e assistente social (1.995).
A equipe do MACC no setor de pacientes com hipertensão totalizou 8.090 atendimentos, incluindo farmacêutico (655), enfermeiro (1.197), fisioterapeuta geral (415), nutricionista (1.429), médico cardiologista (1.886), psicólogo clínico (1.414) e assistente social (1.094). Em saúde infantil foram 1.988 atendimentos, incluindo enfermeiro (302), fisioterapeuta geral (87), nutricionista (403), médico pediatra (458), psicólogo clínico (390) e assistente social (348).
No ano passado, os atendimentos em saúde mental chegaram a 1.533 atendimentos, incluindo farmacêutico (126), enfermeiro (255), fisioterapeuta geral (7), nutricionista (249), médico psiquiatra (352), psicólogo clínico (270) e assistente social (274). Já a saúde do idoso totalizou de 587 atendimentos, incluindo farmacêutico (90), enfermeiro (86), fisioterapeuta geral (61), nutricionista (91), médico geriatra (115), psicólogo clínico (85) e assistente social (59).
DESAFIOS – Entre as adversidades encontradas em 2023, Andressa pontua o absenteísmo. “De um total de 11.663 pacientes agendados, 1.823 faltaram, resultando em uma taxa de absenteísmo de 15,63%. Isso prejudica o serviço, pois afeta a eficiência do atendimento e a alocação de recursos. Estamos implementando estratégias para reduzir essas faltas e melhorar o comprometimento dos pacientes com suas consultas”, aponta.
PROGRESSO NOS SERVIÇOS
Um dos principais avanços citados pela coordenadora do setor MACC foi a ampliação do número de profissionais atendendo e a diversificação da equipe multidisciplinar. Ela afirma que essa diversificação melhorou significativamente o atendimento à população, permitindo um cuidado mais abrangente e especializado para os pacientes com condições crônicas.
Para 2024, as metas, de acordo com Andressa, são melhorar a qualidade dos atendimentos, ampliar o número de atendimentos realizados e aumentar a diversidade de especialidades e profissionais disponíveis. A coordenadora destaca que a equipe está focada em estratégias que permitam um atendimento mais eficaz e abrangente, com redução do absenteísmo e aumentando a satisfação dos pacientes.
“Queremos continuar melhorando nossos serviços e a qualidade do atendimento oferecido aos nossos pacientes. Acreditamos que, com uma equipe comprometida e estratégias bem definidas, conseguiremos atingir nossas metas e proporcionar um cuidado cada vez melhor para a população”, conclui.
Da Redação
TOLEDO