Atividades reforçam a conscientização contra a violência a pessoa idosa

Conhecido como Junho Violeta – o mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa mobiliza autoridades em torno desta temática. Ações são organizadas e promovidas durante o ano, mas principalmente, em junho. Hoje (15) é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011 como alerta para a existência de todos os tipos de violência, maus-tratos e violações dos direitos dos idosos e para as formas de denunciá-las e combatê-las.

A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, e o Conselho Municipal de Direitos à Pessoa Idosa (CMDI) promovem a Campanha de Conscientização do Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. As atividades iniciaram na última segunda-feira (12) e seguem durante o mês.

A secretária da pasta de Desenvolvimento Humano Rosiany Favareto explica que um dos segmentos representados é a coordenadoria da pessoa idosa. “Durante o ano, trabalhamos diversas campanhas, sejam elas, de conscientização ou de esclarecimento de direitos. Neste mês, intensificamos o trabalho de conscientização contra a violência a pessoa idosa. São momentos para estimular a reflexão e combater todas as formas de violência, como abusos físicos, psicológicos, sexuais, patrimoniais, negligência ou abandono”.

Rosiany lamenta que os dados de violações de direitos contra as pessoas idosas são considerados elevados. “Além disso, as informações (denúncias) que chegam até os órgãos de atendimentos ainda são consideradas baixas, pois, infelizmente, sabemos que existem mais casos”.

A secretária explica que a principal dificuldade é a pessoa idosa compreender que a situação vivida é uma violência e, principalmente, denunciar a situação. “A violência – em sua maioria – ocorre no interior da família. Com isso, o reconhecimento da violência é difícil”, lamenta.

RESPEITO – Rosiany salienta que a data promove a conscientização e ela enfatiza o respeito a pessoa idosa, a solidariedade e, principalmente, é uma maneira de valorizar a contribuição dela para família ou para a sociedade. “São pessoas, que são sujeitos de direito, e só conseguimos fazer esse convencimento por meio de processos educacionais. O Brasil é um país que está envelhecendo. Muitas pessoas idosas são autônomas e elas se tornam vulneráveis a situações de violência”, destaca.

Conforme a secretária, é função – enquanto gestão pública – implementar políticas e leis que protejam os direitos da pessoa idosa. “Precisamos promover uma cultura de respeito e de valorização as pessoas idosas e só conseguimos em um processo, envolvendo as crianças ou a juventude. Ao passo que a sociedade aumenta, considerando a expectativa de vida, nós temos cada vez mais pessoas idosas e são gerações que precisam se conversar. Precisamos promover a cultura de valorização da pessoa idosa. Ela merece viver com respeito, dignidade, segurança e cabe a nós trabalharmos juntos para oferecer essas garantias”.

CAMPANHA – A Campanha de Conscientização do Combate à Violência contra a Pessoa Idosa está com ampla programação nesta semana. Segundo a coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa, Edilza Gomes Coutinho, a equipe entrega panfletos informativos e laços do Junho Violeta nos restaurantes populares (RP) de Toledo. A programação segue até o dia 28 de junho.

Edilza comenta que as ações são constantes para evitar a violência contra a pessoa idosa e também promover a conscientização. “Estamos com um longo cronograma de ações, envolvendo as comunidades, empresas ou associações. Anualmente, promovemos o trabalho de conscientização e alertamos aos idosos a importância da denúncia. A sociedade deve respeitar o direito da pessoa idosa”.

ATIVIDADES – Nesta semana, a equipe promoveu ações nos restaurantes populares do Jardim Gisele, Coopagro e Boa Esperança. “As pessoas estão sendo receptivas conosco. Todas estão dialogando conosco”.

Nesta quinta-feira (15), ações são promovidas no Panorama e no São Francisco. A panfletagem segue na sexta-feira (16) no Jardim Independência. Na manhã de sábado (17) será promovida uma blitz educativa na esquina da Rua Barão do Rio Branco com a Largo São Vicente de Paulo. “Ações também serão promovidas na Feira do Produtor”, afirma Edilza ao complementar que hoje, a Unimed vai compartilhar com todos os seus associados, via aplicativo próprio, um conteúdo informativo a respeito dos tipos de violências e violações de direitos contra os idosos.

Na oportunidade, ela salienta que novas atividades podem ser realizadas em outros meses. “Caso a empresa solicite ou queira firmar parceria conosco estamos à disposição para o diálogo. Cronogramas de ações podem ser montados. Que a comunidade entenda que precisamos acabar com as violências, sejam elas financeira, patrimonial ou psicológica”.

APROXIMAÇÃO – Segundo o diretor do Departamento de Políticas de Cidadania e Desenvolvimento Humano da SMDH, Wellington Silveira, as campanhas promovidas pela gestão são importantes, porque o Poder Público se aproxima da sociedade e também são meios para dialogar sobre os tipos de violências.

“Em sua maioria, a pessoa idosa violentada não apresenta marca física. Além disso, ela sofre a violência ou a violação de direito dentro de sua casa; por vergonha ou desconhecimento não denúncia o agressor. Assim, segue o ciclo de violência calada e por tempo indeterminado. Neste ano, o trabalho é promovido com a população. Assim, todas as pessoas conseguirão identificar as violências e conhecerão os canais de denúncias”, finaliza Silveira.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.