Atletas de Toledo conquistam pódio no Desafio dos Rochas, em Pomerode
Uma prova desafiadora, com altimetria alta, trilhas com obstáculos e com uma paisagem de tirar o fôlego. A 8ª edição do Desafio do Rochas reuniu mais de mil atletas apaixonados por mountain bike na cidade de Pomerode, em Santa Catarina no último domingo (1º).
Organizado pela tradicional família Rocha da cidade mais alemã do país, o Desafio reúne as emoções do esporte com as belezas do interior catarinense em uma prova que exige muito preparo físico, concentração e foco.
Os atletas Marcelo Rocha e Lissa Leonardi, de Toledo, competiram na categoria Pró Dupla Mista onde percorreram 90 quilômetros em um terreno arenoso e com muitas trilhas desafiadoras. “Havia chovido na noite anterior e as trilhas estavam com lama porque dentro da mata o solo demora muito para secar. Por vezes tivemos que empurrar a bike nesse trechos, além das subidas que eram bem caprichadas”, conta Marcelo.
PREPARO – Os atletas participaram desta prova pela primeira vez. Para o Desafio eles se prepararam com treinos semanais para enfrentar cerca de 2.300 metros de altimetria. Mais experiente, Marcelo pedala desde 2016 e começou a participar de provas de ciclismo em 2018. Já a Lissa começou a pedalar em 2020 e desde então tem encarado os desafios da provas de competição.
Com um bom desempenho nos treinos e muita determinação ela e o Marcelo traçaram alguns objetivos para este ano e firmaram uma parceria para encarar algumas provas. “Tínhamos corrido uma prova no ano passado em Goioerê e foi uma boa experiência, por isso resolvemos alinhar algumas provas para esse ano. É bacana porque temos uma boa sintonia para correr juntos. Eu sempre respeito o tempo dela e ela é uma excelente parceira no esporte. Eu ainda não tinha corrido com alguém tão forte como a Lissa e a nossa dupla deu certo”, cita Marcelo.
DESAFIO – No Desafio do Rochas eles chegaram em 5º lugar na categoria Pró Dupla Mista. No histórico dos atletas ainda tem o primeiro lugar nas duas primeiras etapas do Campeonato Sudoeste 2022. “Com certeza o Desafio dos Rochas foi a prova mais desafiadora para nós. O que prejudicou um pouco foram as trilhas, cinco no total, que estavam bem complicadas, além do sol forte. Contudo, foi uma experiência incrível”.
Marcelo conta que várias vezes tentou participar da prova e desta vez estava com muita expectativa para o grande dia. E o resultado do Desafio dos Rochas trouxe um aprendizado. “O 5º lugar significa para nós uma grande superação. É uma prova a nível nacional com grandes atletas e se tornou referência no mountain bike brasileiro”, afirma Marcelo.
Além do Marcelo e da Lissa, outros dez atletas de Toledo participaram do Desafio dos Rochas em Pomerode. Osni Heerdt participou do Desafio em 2018, mas na época não conseguiu pódio. Agora mais bem preparado conquistou o 1º lugar na categoria Campeão Master C2. Ele enfatiza que o atleta precisa estar bem preparado fisicamente e emocionalmente para essa prova que é uma das mais importantes do MTB do Brasil. “Foi uma prova dura onde na categoria somente dois atletas conseguiram terminar. Além das montanhas o maior desafio foram as trilhas lisas por conta da chuva da noite anterior”, conclui.
Da Redação
TOLEDO
Equipes de Toledo
CTC
Campeão Master C2 – Osni Heerdt
4ª colocada Elite – Veridiana Liz
6º colocado Sub 30 – Lucas Lima
8º colocado Dupla Gran Master – Clodoaldo Pereira / André Rodrigues
9º colocado Master A2 – Alexandre Bosio
23º colocado Master A2 – Jeferson Liz
Pedal Bruto Toledo
5º colocado Pró Dupla Mista – Marcelo Rocha e Lissa Leonardi
Team Refit Avenida (TRA)
2º colocada Sport Máster B – Rosana Botelho
12º colocado Pró Dupla Masculina – Davi Franco e Henrique Westphal (Equipe Chateaubriandense de Ciclismo)