Aulas em escolas e Cmeis de Toledo retornam com turmas 100% presenciais
Em clima de festa, proteção e disposição de sobra para superar os efeitos da pandemia de Covid-19, a rede municipal de ensino de Toledo iniciou nesta segunda-feira (7) o ano letivo de 2022 com turmas 100% presenciais. Se para as crianças o momento foi de alegria, por reencontrar colegas e professores, para a equipe pedagógica destes estabelecimentos esse retorno representa o início de um dos maiores senão o maior desafio desta geração: superar o deficit de aprendizagem decorrente do tempo em que os alunos precisaram ficar distantes da sala de aula.
Com casos da Covid-19 em números ainda alarmantes, os protocolos sanitários previstos nos planos de contingência elaborados em 2021 pelas instituições de ensino seguem com o mesmo rigor: aferição da temperatura corpórea na entrada, exigência do uso correto de máscara de proteção, criação de fluxos que coíbam aglomerações e estímulo à higienização constante das mãos. Esta realidade será uma constante durante o ano para os 14.363 alunos matriculados na rede municipal de ensino de Toledo, 11.303 em 36 escolas e 3.060 em 28 centros municipais de educação infantil (Cmeis).
Deste total, cerca de 450 estão matriculados na Escola Municipal Shirley Maria Lorandi Saurin, no Centro. Entre esses estudantes, estão Laura Lemes Gonçalves (8 anos), do 3º ano; Maria Vitória Garcia (9), do 4º ano; e Bernardo de Souza (10), do 5º ano. Apesar de estarem em turmas diferentes, a alegria pela volta às aulas era igual. “Queria muito que começasse logo o ano letivo para poder ver os meus amigos, pois estava com muita saudade deles. Estudei bastante nas aulas em casa, mas aqui na escola é muito melhor”, avalia Laura. “No ensino remoto havia um acúmulo grande de tarefas, mas, agora no presencial, tudo fica mais simples. Voltar é bom por causa disso e também para rever meus colegas e a professora”, relata Maria Vitória. “Esse convívio diário com colegas e professores fez falta durante as férias e principalmente na época que eu assistia às aulas de casa. Mas agora, com todo mundo seguindo as regras, espero que tudo volte ao normal. Amo estar aqui e já estou sentindo saudades desde já desta escola, porque ano que vem vou estudar em outro lugar”, comenta Bernardo.
Pai da aluna Luiza Antonieta Callegari Ulsenheimer (8), do 4º ano, Fabio Ulsenheimer entende que o retorno das aulas totalmente presenciais representa um ganho para a aprendizagem da filha. “A Luiza é uma boa aluna, foi bem no ensino remoto, mas, com a supervisão de um professor, o desempenho dela será ainda maior, pois poderá ter por perto o auxílio deste profissional para tirar as dúvidas”, salienta.
A diretora do estabelecimento, Giselli Delazeri, destaca que toda a equipe pedagógica está animada com este retorno. “Estamos todos motivados porque não há nada melhor do que trabalhar presencialmente com as crianças. Estamos atentos ao nível de aprendizagem de cada uma delas e vamos tentar equilibrar, neste primeiro bimestre, a situação entre as que compreenderam bem o conteúdo dos dois últimos e aquelas que não tiveram o mesmo desempenho. Nas turmas de pré-escola e talvez de primeiro ano, por exemplo, precisaremos fazer um trabalho com aqueles alunos que vieram para cá sem terem a oportunidade de passar pelo Cmei”, relata. “A pandemia comprovou que a presença do professor é indispensável neste processo, pois, com a presença dele, esse processo é mais eficiente. Neste momento, é nosso dever colocar em prática nosso plano de ação para melhorar o nível de aprendizagem dos alunos para que tenham o conhecimento compatível esperado para a idade delas”, destaca.
Superação
A secretária da Educação, Elisângela Batista, agradeceu todo o esforço das equipes pedagógicas e dos servidores do quadro geral de escolas e Cmeis no restabelecimento das aulas presenciais em 100% das turmas. “Num momento tão atípico como este, nunca antes vivido, os profissionais da rede municipal de ensino estão se empenhando para seguir os planos de contingência, reorganizando os espaços, compreendendo algumas adversidades, fazendo de tudo para receber as crianças com muito carinho e preocupando-se com o processo ensino-aprendizagem. Temos equipes bastante comprometidas com uma educação de qualidade e ficamos felizes com esse retorno presencial, bem como com a compreensão de todos”, avalia.
Sobre a defasagem na aprendizagem das crianças, Elisângela observa que a recuperação passa pelos resultados da Avaliação Municipal do Ensino Remoto de Toledo (Amert), realizada no ano passado. “Conseguimos, a partir dessa análise, mapearmos as principais demandas e destinarmos recursos na aquisição de materiais diferenciados e formação docente, investimentos que já serão notados ainda no primeiro bimestre. Neste processo de recuperação do nível de aprendizagem, os profissionais de escolas e Cmeis poderão contar com o suporte e assessoramento da equipe de psicopedagogia da Secretaria Municipal da Educação”, pontua a secretária.
Exceções
Em virtude de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 entre membros da equipe pedagógica da Covid-19, a direção da Escola São Dimas (Bom Princípio do Oeste) e do Cmei Otília Stedile (Vila Pedrini) decidiu, em observância aos protocolos sanitários de combate à disseminação do novo coronavírus, adiar o início do ano letivo. As aulas na escola começam a ser ministradas nesta sexta-feira (11) e no Cmei esse retorno se dará em data a ser definida.
Fonte: Prefeitura de Toledo