Autoridades se reúnem para discutir gestão do Hospital Regional
Um debate sobre a abertura do Hospital Regional de Toledo reuniu autoridades municipais, regionais e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), na manhã da última sexta-feira (18), no auditório da prefeitura de Toledo. O encontro trouxe esclarecimentos sobre os obstáculos e as possíveis ferramentas em relação a abertura efetiva do Hospital Regional.
A reunião foi uma solicitação da prefeitura de Toledo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). “Essa é uma oportunidade para a explanar, discutir e trazer possibilidades para que a gestão do Hospital Regional. Vamos colocar a melhor forma de resolver essa questão”, citou o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, ao acrescentar que com base nos pontos discutidos será possível encontrar um norte para a melhor decisão.
O Hospital Regional irá atender os pacientes da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde – uma população estimada em aproximadamente 400 mil pessoas. A projeção é que no prazo de 60 dias os problemas estruturais estejam resolvidos, por isso, a necessidade em buscar definições para a gestão.
EXPLANAÇÃO DO ESTADO – O assessor de Gabinete da Sesa, Ian Lucena Sonda, apresentou os desafios e obstáculos que envolvem a abertura efetiva do Hospital Regional. Além disso, a explanação também trouxe as possíveis ferramentas que podem ser utilizadas pelo Município e o Estado para definir a respeito da gestão.
“Existem vários obstáculos para serem vencidos”, citou Sonda. “Existem maneiras e instrumentos para dar direção a gestão. A ideia é promover a discussão do que pode ser feito para que nas próximas semanas isso possa ser definido”.
Sonda relatou que além do Hospital Regional de Toledo, a estrutura de Cornélio Procópio apresenta os mesmos problemas. “Foi executado o mesmo projeto da estrutura de Toledo no município de Cornélio Procópio; lá também não foi aberto. A pretensão é que a abertura aconteça no primeiro semestre”.
Após a apresentação técnica do assessor de Gabinete da Sesa, Ian Lucena Sonda, os participantes do debate tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e dar sugestões de quais alternativas podem ser adotadas para a gestão do Hospital Regional.
O diretor da Secretaria Municipal de Saúde de Toledo, o médico Fernando Pedrotti, cita que algumas possibilidades sobre a gestão do Hospital Regional foram apresentadas, como cessão onerosa, administração através de organizações sociais, gestão compartilhada através do Consamu, entre outras. “Será realizada uma reanálise das possíveis alternativas para abertura do hospital, agregando-se na mesma a proposta apresentada pelo representante da Sesa”.
Ele complementa que a reunião foi quase que uma formalização sobre possibilidades de apoio por parte da Sesa e que agora é ter isso como ponto de partida para as demais tratativas que surgem a partir da proposta apresentada. “Não ‘se bateu o martelo’, no entanto, agregou possibilidades mais concretas e agora é analisar a viabilidade diante das demais”, finaliza.
Da Redação