Banco de Sangue: ação mobiliza comunidade e destaca a importância da doação

Estimated reading time: 3 minutos

Uma parceria entre a Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (Banco de Sangue) e o Lions Club Toledo marcou a programação em celebração ao Dia do Doador de Sangue. Uma ação realizada no Lago Municipal envolveu a comunidade e destacou a importância da doação.

“Avaliamos o evento de forma muito positiva”, destaca a chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (Banco de Sangue), Vania Frigotto. “Foram distribuídos folders para várias famílias que estavam no Lago, sanadas dúvidas sobre mitos da doação de sangue. Além da parceria com o Lions Clube Toledo Cidade contamos com o apoio da empresa Opção”.

Com uma doação é possível salvar até três vidas, devido o fracionamento do sangue. Após ele ser coletado precisa ser processado e fracionado em hemocomponentes. Assim uma doação resulta a produção de três tipos de hemocomponentes: plasma fresco, plaquetas e hemácias. Não se transfunde o sangue total. Esse fracionamento otimiza o uso do sangue, pois o paciente só irá receber o componente que ele realmente precisa e isso garante uma melhor estabilidade na questão de estocagem.

NÚMEROS DE DOADORES – “Avaliamos também as nossas coletas desde o dia 1º de janeiro deste ano até a data de 22 de novembro e constatamos que tivemos um aumento expressivo em relação ao mesmo período em 2022, este ano foram 6.827 candidatos a doação, que se converteram em 6.373 doações, e no mesmo período de 2023 foram 5.570 candidatos e 5.215 doações. Esse aumento das doações se deve a sensibilização da população. Agradecemos aos doadores, sem eles nosso trabalho não existiria e sem eles muitas pessoas talvez hoje não estivessem junto de suas famílias”, salienta Vania.

QUEM PODE DOAR – Para ser voluntário é preciso ter entre 16 a 69 completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Os homens podem fazer a doação de dois em dois meses, enquanto as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses para cada doação. São coletados aproximadamente 470 ml de sangue, de acordo com o peso e altura do doador, além de quatro tubos de sangue para a realização dos exames.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.