Banco de Sangue de Toledo recebeu em média 454 doações neste ano

Nesta época do ano, devido ao período de férias e com a proximidade das temperaturas mais baixas, os estoques de sangue para doação – geralmente – acabam diminuindo. Única pessoa pode doar até 450 ml de sangue e salvar até quatro vidas. Em Toledo, a agenda é aberta para 45 doadores diariamente na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Toledo – Banco de Sangue.

No primeiro quadrimestre de 2023, referente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, foram coletadas 1.816 bolsas de sangue total na unidade, o que resulta em uma média de 454 doações ao mês.

O enfermeiro RT da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo, João Batista Vieira, explica que um dos grandes desafios são os faltosos, o que acaba comprometendo a manutenção regular dos estoques.

Vieira salienta que o período entre os meses de maio a agosto, devido à queda da temperatura, o número de candidatos a doação de sangue diminui consideravelmente. “O período de férias escolares, também deixa comprometido o estoque, porque é o momento em que muitas pessoas viajam, deixam de comparecer a unidade e fidelizar a sua doação”.

No momento, o Banco de Sangue está com uma baixa considerável do fator Rh negativo. “Um cidadão com sangue O negativo é doador universal (hemácias). Ou seja, ele pode doar para qualquer pessoa”, afirma o enfermeiro ao explicar que na Saúde, esse doador é chamado de sangue coringa. “Na ausência de qualquer outro grupo sanguíneo, seja positivo ou negativo, é o sangue O negativo que irá resolver a necessidade do paciente, sem causar reação ao receptor”, menciona.

IMPORTÂNCIA –Junho é o mês de conscientização para a doação de sangue. No próximo dia 14 é comemorado o dia Mundial do Doador de Sangue. De acordo com Vieira, o mês é dedicado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador.

“Todas as ações desenvolvidas neste mês de junho e durante todo o período de inverno é de extrema importância para a manutenção dos nossos estoques de sangue. Devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há uma queda na temperatura, as doações diminuem em toda a Hemorede”, enfatiza o enfermeiro.

CONSCIENTIZAÇÃO – Vieira esclarece que, atualmente, com todas as tecnologias e os meios de comunicação mais acessíveis a toda a população, as informações chegam mais rápido para a população. “Nesse sentido sim, a população tem mais informações e, consequentemente, está mais consciente da importância da doação de sangue, porém o que ainda acaba comprometendo a manutenção dos nossos estoques são as faltas”.

Ele pondera que todos os dias, o Banco de Sangue possui faltosos na unidade. Por isso, a equipe solicita que ao desistir da doação, o cidadão entre no site www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue e cancele o seu agendamento. Ao realizar o cancelamento a vaga automaticamente volta para o sistema de agendamento e outra pessoa pode utilizar a vaga.

ORIENTAÇÕES – Para ser um doar de sangue, alguns requisitos básicos para se candidatar devem ser preenchidos, como:

– Estar em boas condições de saúde;

– Pesar acima de 51,5 kilos na balança da Unidade;

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos é necessário estar acompanhado do pai ou da mãe);

– Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas);

– Estar bem alimentado;

– Apresentar documento original com foto, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade física ou digital;

Cartão de Identidade de Profissional Liberal; Carteira de Trabalho e

Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação física ou digital, com a presença do QR Code; RNE – Registro Nacional de Estrangeiro; Título de

Eleitor Digital).

Intervalo entre as doações de sangue

Homens – 60 dias (máximo de quatro doações nos últimos 12 meses).

Mulheres – 90 dias (máximo de três doações nos últimos 12 meses).

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.