Banco de Sangue necessita de doações de sangue dos tipos RH negativo
O estoque de bolsas de sangue que possuem fator RH negativo (O-, AB-, A- e B-) está baixo nos hemocentros do Paraná. Atualmente a Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (UCT) atende a demanda de 22 estabelecimentos de saúde entre hospitais e clínicas da 20ª Regional de Saúde. O fator RH negativo ainda não está em falta, mas se não houver novas doações a possibilidade de zerar o estoque é grande.
De acordo com o com o enfermeiro João Batista Vieira, que atualmente está à frente da Unidade, o Banco de Sangue de Toledo está convocando doadores dos tipos RH negativo para efetuarem suas doações em caráter de urgência para repor os estoques. “O tipo O negativo é o que está mais em falta, pois é considerado universal e, portanto, em casos de extrema urgência, é o que é utilizado pelos hospitais”.
Ele pontua que entre os meses de dezembro a fevereiro, é o período em que há uma queda acentuada no estoque sanguíneo. Com as férias, as pessoas viajam e deixam a doação de sangue em segundo plano. Aliados a esse fator, a explosão dos surtos de gripe Influenza e o aumento dos casos de Covid-19 pela variante Ômicron têm afastado os doadores que ficam inaptos a doar sangue por um período, como também receosos de se contaminarem.
SOLIDARIEDADE – Vieira salienta que o ato de doar sangue é totalmente seguro e a instituição busca, diariamente, atender os voluntários com excelência e manter as melhores práticas de prevenção e enfrentamento à pandemia da Covid-19.
“Neste momento, enfrentamos um déficit de bolsas em nossos estoques e todos os tipos sanguíneos são necessários, com um destaque maior para os RH negativos. Por isso, o apelo é para que os doadores compareçam ao Banco de Sangue para praticar esse gesto solidário que pode salvar até quatro vidas”, alerta João Batista.
Para o auxiliar administrativo Tiago José Lucas, a doação tem um significado muito especial. “Essa atitude significa um ato de boa-fé. Acredito que ajudar aos outros sem benefício é algo muito bom e todos que podem doar deve fazê-lo”.
O jovem compareceu a UCT para doar sangue pela sexta vez e quer fazer desse ato uma rotina. “Antes eu achava que poderia doar uma vez por ano, mas há pouco tempo descobrir que o homem pode doar até quatro vezes no ano então quero manter esse ritmo”, completa.
TIPOS SANGUÍNEOS – O fator Rh, também chamado de fator Rhesus, é uma proteína que pode ser encontrada na superfície dos glóbulos vermelhos, que são células do sangue responsáveis por transportar o oxigênio no corpo. Esse fator é muito utilizado para classificar os tipos sanguíneos, e quando a proteína está presente nas hemácias indica que o sangue é Rh positivo (Rh+) ou quando não existe essa proteína na hemácia, indica que o sangue da pessoa é Rh negativo(Rh-).
O enfermeiro explica que apesar dessa proteína não afetar a saúde, a classificação do fator Rh é importante para classificar o tipo de sangue de acordo como sistema ABO, o que é útil para garantir que as transfusões de sangue sejam seguras. “Estima-se que apenas 6% da população brasileira tem sangue fator RH Negativo. Essa realidade, aliada a pouca conscientização da importância de se doar sangue, tem causado uma baixa preocupante no estoque de sangue nos Hemocentros e nas Unidades de Coleta de toda a rede Hemepar, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)”, esclarece ao enfatizar a importância da doação. “A pessoa com RH negativo é doador universal desse tipo sanguíneo considerado raro nos bancos de doação”.
REQUISITOS PARA DOAÇÃO – Para fazer a doação de sangue é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue pelo menos uma vez antes dessa idade; quem tem menos de 18 deve estar acompanhado de um dos responsáveis legais (pai ou mãe). Deve pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas); e estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e após o almoço aguarde duas horas para doar.
O Banco de Sangue de Toledo atende os doadores de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11 horas e das 13h30n às 16h30. O agendamento é feito exclusivamente pelo site: www.saude.pr.gov.br/doacao. Após o agendamento basta comparecer com um documento de identificação oficial com foto, na Rua Eugênio Gustavo Keler, 1612, no Jardim Coopagro.
Da Redação