Band promove primeiros debates entre os candidatos aos governos estaduais no dia 7 de agosto
Além de São Paulo, outros oito estados e o Distrito Federal já confirmaram os encontros
A Band mantém a tradição e realiza os primeiros debates entre os candidatos aos governos estaduais no dia 7 de agosto, às 21h. Além de São Paulo, outros oito estados e o Distrito Federal já confirmaram os encontros. Estão na lista: Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
A fase de debates é o ponto alto de toda a cobertura do canal, iniciada em novembro do ano passado. “Estamos fazendo um trabalho voltado para os conteúdos de campanha e cobrança de soluções para os problemas cada vez mais graves da população. Esse é o nosso principal objetivo”, salienta Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
O encontro em São Paulo, que será mediado pelo jornalista Rodolfo Schneider, contará com as presenças de Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Rodrigo Garcia (PSDB), Vinícius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT). “Pela primeira vez, os eleitores verão frente a frente os candidatos perguntando, respondendo, replicando e concluindo suas ideias. Várias novidades foram preparadas para esses encontros. Uma delas é criar condições para que cada um administre seu próprio tempo de participação nas respostas e nas suas conclusões. Não faltarão espaço e liberdade para que os políticos exponham suas propostas, programas e compromissos, dando ao eleitor o suficiente para fazer as comparações e suas escolhas”, adianta o executivo.
O primeiro debate da corrida eleitoral paulista terá transmissão simultânea no BandNews TV, nas rádios Bandeirantes e BandNews FM, no Band.com.br, no BandPlay e no canal Band Jornalismo no YouTube. O público também poderá acompanhar os bastidores nos perfis do Band Jornalismo no Twitter, Instagram e Facebook.
O evento contará com três blocos, nos quais os candidatos poderão discutir e apresentar propostas para os principais problemas do estado.
Caso haja segundo turno, o debate será realizado no dia 5 de outubro.
Saiba como será cada bloco
Primeiro bloco: Cada candidato tem um minuto para responder uma pergunta escolhida pela produção da Band. As respostas acompanham a ordem de posicionamento no vídeo, da esquerda para a direita, conforme sorteio prévio: Rodrigo Garcia, Tarcísio de Freitas, Vinicius Poit, Elvis Cezar e Fernando Haddad.
Na sequência, começa a primeira rodada em que candidato pergunta para candidato nesta ordem: Fernando Haddad, Rodrigo Garcia, Tarcísio de Freitas, Vinicius Poit e Elvis Cezar.
Pergunta: um minuto
Resposta: 4 minutos (tempo a ser distribuído entre resposta, de ao menos um minuto, e tréplica)
Réplica: um minuto
Tréplica: tempo que restar da resposta
Segundo bloco: Jornalistas do Grupo Bandeirantes fazem perguntas para os candidatos, escolhendo quem vai responder e quem vai comentar a resposta. Todos respondem e todos comentam.
Pergunta: um minuto
Resposta: dois minutos
Comentário: um minuto
Réplica: um minuto
Terceiro bloco: Em ordem definida por sorteio (Fernando Haddad, Rodrigo Garcia, Tarcísio de Freitas, Vinicius Poit e Elvis Cezar), candidato pergunta para candidato. Todos perguntam e todos respondem.
Pergunta: um minuto
Resposta: 4 minutos (tempo a ser distribuído entre resposta, de ao menos um minuto, e tréplica)
Réplica: um minuto
Tréplica: tempo que restar da resposta
Despedida: cada candidato tem um minuto para as considerações finais, em ordem inversa ao início do debate (Fernando Haddad, Elvis Cezar, Vinícius Poit, Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia).
Direito de Resposta: Em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta. O mediador submeterá ao comitê formado por dois jornalistas e um advogado a avaliação do pedido. A resposta será dada no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento da solicitação, serão concedidos 45 segundos.
Da Assessoria