“Batalha Viva”: Documentário sobre Hip Hop estreia em Toledo

Estimated reading time: 3 minutos

A cultura do hip hop em Toledo é o tema central do documentário “Batalha Viva”, que estreia em 7 de abril, às 19 horas, no Cine Panambi. A entrada é gratuita e os 150 ingressos disponíveis serão distribuídos uma hora antes da sessão. A produção audiovisual é realizada pela Associação de Hip Hop (AH2T) e pelo Fórum de Dança, com realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, e apoio da Secretaria de Cultura de Toledo.

Fernanda Fetter, produtora cultural, destaca que a mobilização em prol do hip hop no município começou há aproximadamente duas décadas e é representada por quatro pilares. “Seus fundamentos englobam o DJ, o MC, os dançarinos e o grafite. Temos o Isaac Souza de Jesus, que é referência em grafite; a 5ª Essência (5E) e a Tolebreakers, que são grupos de dança. Também há pessoas trabalhando na formação de DJs. Na área dos MCs, temos diversas batalhas ativas”, explica Fernanda.

DOCUMENTÁRIO – Esta produção sintetiza um recorte de todos os representantes que contam a história do movimento cultural urbano. A produtora Mariana Gouveia destaca que “este é um quebra-cabeça com memórias, vivências e atuações de pessoas que representam cada elemento. Também trouxemos o depoimento de alunos do projeto, alguns até que se tornaram professores, para compartilhar um pouco dessa transformação profissional, tanto individual quanto coletiva”, afirma.

O projeto Batalha Viva foi aprovado na segunda fase dos editais municipais da Lei Paulo Gustavo em 2024 e trata-se de um média-metragem documental de aproximadamente 50 minutos. O documentário foi 100% produzido por trabalhadores criativos de Toledo, contribuindo com a economia da cadeia cultural local. O filme também contará com acessibilidade em libras e ficará disponível em plataformas digitais após a exibição.

QUINTA ESSÊNCIA – O 5E nasceu por volta de 2005, em uma escola estadual de Toledo, por meio de um grupo de danças urbanas. Logo, a equipe se desassociou do colégio e ganhou maiores proporções. Fernanda Fetter é uma das líderes e, junto a outros professores, realiza projetos sociais que beneficiam crianças, adolescentes e adultos por meio da dança. A partir de 2015, o grupo começou a participar de competições a nível mundial e trouxe diversas premiações para Toledo. Junto à AH2T, promove eventos no município. AH2T – A Associação de Hip Hop e Fórum de Dança é a primeira instituição sem fins lucrativos fundada em meados de 2016 em Toledo e região. Ela visa à valorização, à difusão e ao fomento do hip hop, principalmente das danças urbanas. Seu protagonismo local e regional garantiu-lhe o Prêmio Construção Nacional do Hip Hop, promovido pelo Ministério da Cultura, no qual conquistou o primeiro lugar com nota máxima entre as instituições selecionadas na região Sul do Brasil.

Da Redação

Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.