Beto Lunitti é candidato pela coligação Pra Frente Toledo
Dentro do papel democrático que a imprensa exerce, o JORNAL DO OESTE oportuniza a cada um dos envolvidos na disputa eleitoral deste ano, para a Prefeitura de Toledo, um espaço para comentar sobre as propostas de governo nas principais áreas do setor público. Nesta página vamos acompanhar as propostas de Beto Lunitti, candidato a prefeito e do vice Ademar Dorfschmidt.
Confira a entrevista com os outros candidatos:
- Mario Costenaro é candidato pela coligação Renova Toledo
- Professora Nelsi é candidata pela coligação Toledo da Esperança
Qual sua proposta para melhorar a infraestrutura do atendimento em saúde, especialmente nas especialidades?
Reorganizar a Atenção Especializada é um dos objetivos. Já reestruturamos a Central de Especialidades, com programa de mutirões de consultas e exames, que zerou e reduziu as filas em muitas das especialidades.
Prevemos duas ações: o mutirão ponta a ponta, com consultas médicas para alta complexidade; e qualificar os encaminhamentos e investimentos em atenção especializada, com novos protocolos médicos.
E para melhorar a vida das pessoas, contamos com o extraordinário trabalho desenvolvido no Hospital Regional, agilizando cirurgias de urgência e emergência e também seletivas. Isso é fato!
Avançamos na Atenção Básica à Saúde, com 20 novas equipes de Saúde da Família, e o aumento da cobertura em saúde bucal de 12% para 70% da população. Ampliamos a oferta de medicamentos, que nos classificou como o segundo melhor município brasileiro em acesso aos serviços de saúde. São inúmeros avanços.
Vamos construir novas UBS no Jardim Bressan, no Grande Coopagro, na região do Jardim Gisela, na Vila Becker, na Pioneiro, e no Distrito de São Luiz do Oeste. Reformaremos e ampliaremos as UBS do Jardim Pancera, do Pinheirinho, do São Francisco e de Boa Vista.
Qual é sua visão para a educação infantil no município e como pretende expandir o acesso aos Cmeis e educação em tempo integral?
Educação infantil e o ensino fundamental para o desenvolvimento integral das crianças são nossas prioridades.
Nosso Plano de Governo prevê a ampliação e a modernização das estruturas dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e também das escolas.
Os CMEIs também terão Secretaria para cuidar das tarefas administrativas. Outro objetivo é redesenhar os espaços de aprendizagem, desenvolvendo ambientes de aprendizagem ao ar livre, incluindo hortas escolares e áreas de exploração natural, conectando as crianças com a natureza.
Vamos avançar na construção de CMEI´s, no Loteamento Redenção, Loteamento Egon Pudell e no Jardim Gisela. Também iremos reformar e ampliar cinco CMEI’s.
Quais são suas prioridades para a melhoria da infraestrutura urbana, como acessibilidade, pavimentação de ruas e calçadas?
Tema importante para o planejamento, urbanismo e mobilidade, e quanto ao reflexo que tudo isso tem na qualidade de vida das pessoas.
Nosso Plano de Governo busca atender às demandas crescentes por melhores vias, espaços urbanos públicos, iluminação, habitação e serviços, com investimentos e ações coordenadas. Com foco na recuperação e expansão de calçadas, rodovias, parques, praças e vias urbanas, este plano também abrange a melhoria dos sistemas de drenagem e iluminação pública, a construção de novos conjuntos habitacionais.
Estamos propondo objetivos e ações estruturantes para ampliar e melhorar a infraestrutura viária e o fluxo viário. Com obras como a ligação da 1º de Maio com a Avenida JJ Muraro, o Eixão do Biopark a partir da Rua Barão do Rio Branco, a duplicação da PR 317 (Egydio Munaretto) da Rua 1º de Maio até o Trevo de Ouro Verde, a duplicação do Trevo de São Pedro até a Rotatória da Rua Carlos Sbaraini, além da reurbanização de vias importantes, como a Avenida Rio Grande do Sul, entre BR 163 e Avenida JJ Muraro, e a reurbanização da Avenida Ministro Cirne Lima com a construção de Portal de Entrada, dotando de ciclovia até o trevo de Ouro Verde. Estamos assumindo o compromisso de pavimentar com galerias e bueiros 100% da área urbana, incluindo os distritos.
Implantaremos um programa de recuperação das calçadas, considerando que esta questão está diretamente ligada à arborização da cidade, com intervenções que precisam ser amplamente debatida com o Conselho Municipal do Meio Ambiente.
Como pretende lidar com a gestão de resíduos sólidos e melhorar a coleta seletiva na cidade? Os Planos de Arborização e de Preservação â Mata Ciliar serão revisados?
Neste quesito cumprimos com louvor as nossas obrigações. Somos uma das únicas cidades brasileiras do nosso porte que cumpre todos os requisitos e exigências. Temos uma nova e adequada célula no aterro sanitário, com mais de 15 milhões de reais de investimento. Somos também uma das únicas que fechou todo o ciclo de gestão dos resíduos sólidos e com 100% por cento de coleta em toda a área urbana. Nossa coleta seletiva, e a central de recebimento e comercialização que mantemos na parceria com a Associação de Catadores e o apoio da Itaipu Binacional, também é modelo.
O Plano de Arborização já está sendo revisado, com o uso de tecnologia de georreferenciamento que nos permite identificar individualmente cada uma das quase 100 mil árvores públicas em toda a cidade. E na Preservação da Mata Ciliar, realizamos um trabalho em conjunto com o IAT para preservação das nascentes.
Quais políticas de incentivo fiscal pretende adotar para atrair investimentos e promover o crescimento econômico do nosso município? Qual proposta deverá ser adotar para incentivar o pagamento de débitos tributários?
Já adotamos uma política importante de atração de investimentos e estímulo ao desenvolvimento econômico, através do programa Toledo é + Negócio. Foi assim que viabilizamos a ocupação do Parque Industrial João Bortolotto, na Grande Pioneiro, onde mais de 50 empresas estão se instalando.
Empresas puderam adquirir estas áreas com benefícios fiscais importantes, viabilizando a implantação e expansão de negócios, movimentando a construção civil, gerando empregos e renda, fortalecendo a nossa economia.
Nosso plano de desenvolvimento econômico propõe a implementação de ações que visam promover a inovação, qualificação profissional, desburocratização e fortalecimento do setor agropecuário e industrial. Com iniciativas que abrangem desde a criação de novos polos industriais até a ampliação de eventos e infraestrutura turística.
Em conjunto com a ACIT e o CODET vamos desenvolver políticas de desenvolvimento econômico e criar o Instituto de Planejamento de Toledo (IPPT) para apoiar o Município, estabelecendo um planejamento estratégico a longo prazo e formando um Banco de Projetos.
Quais são os incentivos para quem atua neste setor? Seu projeto de governo irá dividir a pasta por áreas de atuação, como grãos, agricultura familiar, piscicultura, suinocultura, cadeia do leite, entre outras?
Atenção integral a quem produz. Atenção total ao agronegócio, que é o pai e a mãe da economia toledana. Sobre a estrutura administrativa e de gestão, em vez de dividir, integramos. Há quem propague a ideia de que “fechamos” a Secretaria da Agricultura. Não é verdade e, pelo contrário, nós ousamos e acertamos, implantando a Secretaria Municipal do Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico. Não faz sentido se agarrar em uma fórmula ultrapassada.
Dessa mentalidade nasceu o InovaMeat, esse evento de caráter técnico que coloca Toledo no centro do debate de ponta da produção de proteína animal, e uma das consequências de tudo isso é que hoje temos a Embrapa em Toledo!
Antes, tínhamos o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), realizado pela Secretaria da Agricultura, e só podiam vender em Toledo, para um mercado de 160 mil consumidores. Trouxemos o SUSAF para as nossas agroindústrias, que passaram a ter à sua disposição um mercado de 12 milhões de consumidores, em todo o Estado do Paraná. Mostramos ao Governo Federal o que fazemos aqui e conseguimos recentemente o SISBI, que é a certificação de inspeção para que nossas agroindústrias possam vender em todo o território nacional, para um mercado de mais de 210 milhões de consumidores.
Isso é atenção a quem produz, apoio para a atividade produtiva rural. É estruturar serviços públicos de qualidade, para colocar dinheiro no bolso do produtor e melhorar a receita do Município.
Qual sua proposta para o setor de habitação popular, com foco na da fila de espera?
A realidade é que saímos do zero. A gestão anterior não construiu nenhuma casa popular. Estruturamos um programa em parceria com a Caixa Econômica Federal e com a Cohapar e iremos entregar mais de 500 unidades, inclusive com linhas abrangidas pelo programa Minha Casa Minha Vida. É importante salientar que habitação popular não se resolve com falácia ou bravata, mas com ações estruturadas.
Temos o compromisso de iniciar a construção de ao menos 522 unidades habitacionais logo no início da próxima gestão
Destaco também que o Loteamento Social, com sua infraestrutura já em execução, que oferecerá mais 482 unidades, nesse modelo inovador em que a família adquire o terreno por um preço bem abaixo de mercado.
E seguimos atentos e capacitados a captar recursos dos programas federais e estaduais para habitação.
Como pretende melhorar a segurança pública e reduzir os índices de criminalidade e de acidentes de trânsito no município?
O programa Toledo é + Seguro, com investimentos em tecnologia e inteligência, capacitação, armamento e estrutura, dão à Guarda Municipal o status de polícia municipal. Temos uma força de segurança agindo de forma integrada com as demais forças de segurança.
A barreira eletrônica que temos na cidade com as câmeras com OCR, será levada também aos distritos, onde também estamos disponibilizando a possibilidade de inclusão de câmeras privadas no serviço de monitoramento centralizada das forças de segurança do município, estado e de nível federal.
Acabamos de entregar três novas viaturas para reforçar a Patrulha Escolar e estamos adquirindo duas novas viaturas mais robustas, como aquelas da Polícia Federal, para a nossa Patrulha Rural. E também graças ao georreferenciamento de todo o território do Município, estamos implantando o app do Botão do Pânico, uma ferramenta que faz de forma muito simples a imediata comunicação com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, melhorando o tempo de resposta das forças de segurança.
Como descentralizar o acesso a Cultura? Quais são as políticas públicas para essa área?
Nosso Plano de Governo traz ações estratégicas para aumentar progressivamente os recursos destinados à cultura, com a reestruturação administrativa da Secretaria da Cultura. Neste mandato, a Cultura teve os maiores orçamentos de sua história.
Vamos propor a Lei Municipal de Incentivo para estimular a produção cultural local. Vamos investir na manutenção, ampliação e modernização dos espaços culturais, assegurando que esses ambientes sejam acessíveis, seguros e bem equipados para acolher atividades formativas e apresentações artísticas. Vamos fortalecer os programas de formação e capacitação nas diversas áreas artísticas. Também vamos seguir ampliando a descentralização de atividades culturais para os bairros e distritos de Toledo, oferecendo suporte a coletivos e movimentos culturais que atuam nas comunidades.
Temos o compromisso de executar a reforma completa do Centro Cultural Ondy Niederauer, da Praça e da Casa da Cultural, bem como investir na conclusão da Caixa Cênica do Teatro Municipal, tornando a estrutura apta a receber grandes produções, além da aquisição de novos equipamentos de climatização para o Teatro Municipal.
Qual será o seu plano de governo para fomentar a política de esporte e lazer no município?
O Município investe hoje em atividades permanentes em 73 modalidades esportivas. Investir em infraestrutura esportiva, atividades recreativas e programas de inclusão esportiva fortalece a saúde física e mental dos cidadãos, além de fomentar a integração social.
Ampliaremos o Programa Idoso em Movimento para mais bairros e distritos, oferecendo esportes adaptados e atividades físicas, intensificando os torneios esportivos para idosos com ações descentralizadas. Ampliaremos o Projeto Pilates do Idoso para os distritos.
Vem aí também mais recursos para o esporte de rendimento e esportes comunitários. Vamos melhorar ainda mais o atendimento no Parque das Águas, como um espaço gratuito e de lazer para a população.