Biopark amplia sua diversidade vegetal com o plantio de 1.300 novas árvores
O plantio de 1.302 árvores de diversas espécies marcou o início da criação de áreas de compensação ambiental, possibilitando a criação de corredores ecológicos e de fluxo gênico de plantas na região Oeste do Paraná. Realizado em uma área de 4.720,00 m², dentro do Parque Tecnológico Biopark, em Toledo, o projeto envolveu o plantio de mudas nativas, selecionadas de acordo com o bioma e as formações florestais da região, visando aprimorar a qualidade ambiental para a fauna local.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), restaurar ecossistemas é uma das maneiras mais eficazes e econômicas para combater as mudanças climáticas e evitar a perda de biodiversidade. De acordo com o analista ambiental do Biopark, Bruno Hang, o objetivo principal agora é facilitar o livre trânsito de animais entre áreas de remanescentes florestais. “Para definir as áreas de compensação, realizamos um estudo de paisagem, assegurando a continuidade dos espaços reflorestados. Isso melhora a conectividade entre eles e possibilita a criação de corredores ecológicos”, explica Bruno.
- Importação de leite provoca reação do Governo do Estado
- Esporte Futuro Toledo Futsal empata fora de casa pela Liga Nacional
Para cada árvore removida, a legislação obriga o plantio de 10 árvores como compensação. Além disso, em áreas maiores, é exigido pelo código ambiental estadual o reflorestamento de uma área no mínimo duas vezes maior que a área afetada. “As áreas de compensação do Biopark são estabelecidas por meio de termos de compromisso de compensação decorrentes da supressão de vegetação. Sempre que necessário, solicitamos autorizações para a supressão vegetal, assumindo a responsabilidade de compensar as árvores derrubadas”, afirma o biólogo.
Para a criação da primeira área de compensação ambiental, foram plantadas mudas seguintes espécies: Canjerana, Carobinha, Embiruçu, Cerejeira do Rio-grande, Quaresmeira-Roxa, Grumixama, Manacá-da-Serra, Ipê-Amarelo-Cascudo, Ipê-Amarelo-do-Cerrado, Corticeira, Cedro-Rosa, Ipê-Amarelo-da-Serra, Caroba, Ipê-Roxo-de-Bola e Pitanga.
TOLEDO