Biopark promove Encontro Regional de Incentivo à Produção de Queijos Finos

Estão abertas as inscrições para o Encontro Regional de Incentivo à Produção de Queijos Finos, que acontecerá no dia 16 de setembro, no Biopark, em Toledo. O evento é gratuito e a previsão é de que estejam reunidos cerca de 200 profissionais do segmento, incluindo representantes governamentais e dos Serviços de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) do Oeste do Paraná.

De acordo com a analista de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Projeto de Queijos Finos do Biopark, Pâmela Schneider, o evento proporcionará o engajamento de empreendedores e órgãos públicos, para que juntos, possam dar ainda mais visibilidade e protagonismo para a Região. “Hoje, estamos presentes em oito municípios e deseja-se levar o Projeto aos demais. Para tanto, é fundamental a cooperação e o entendimento da relevância dos órgãos fiscalizadores municipais sobre o projeto, produtores de leite e agroindústrias. Sempre ressaltamos que produtores, municípios e a região Oeste ganham com a iniciativa”, diz.

QUEIJOS FINOS – A Queijaria Flor da Terra, uma iniciativa do Parque Tecnológico, conquistou o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Suasa/Susaf-PR), e essa adesão também será abordada.

Na programação, está agendada a apresentação do case de sucesso do SIM/POA de Toledo, com a médica veterinária Liane Pietrobelli e o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, Diego Bonaldo.

“O projeto de Queijos Finos do Biopark tem como objetivo proporcionar que todos os produtores da região possam ter acesso à tecnologia e inovação. Contudo, em certos momentos nos deparamos com alguns produtores que tem o interesse de iniciar a fabricação de queijos finos, porém, não dispõem de regulamentação municipal que viabilizem tal empreendimento. Por isso, é tão importante este encontro, queremos promover a interação entre os representantes dos municípios do Oeste do Paraná, com o objetivo comum de fomentar o desenvolvimento Regional e apresentar os casos de sucesso que já temos”, enfatiza a supervisora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Biopark, Carolina Balera Trombini.

QUEIJOS FINOS – O projeto de Queijos Finos do Biopark tem 13 produtores das cidades de Toledo, Cascavel, Assis Chateaubriand, Entre Rios D’Oeste, Palotina, Nova Santa Rosa, Mercedes e Diamante D’Oeste. Com tecnologia e inovação, o projeto que está no terceiro ano, agrega valor ao leite, proporciona oportunidades e impulsiona o desenvolvimento do setor na Região Oeste; que possui uma das maiores bacias leiteiras do Paraná.

Os participantes recebem apoio gratuito em todas as etapas de produção, que vão desde o diagnóstico da propriedade rural e a transferência da tecnologia para o produtor até o suporte para inserir o produto no mercado.

Em produção existem nove queijos que são os tipos Brie, Camembert, Petit Brie Triplo Creme, Creme de Brie, Gouda, Saint-Paulin, Morbier, Cheddar D’Or e Tomme Negro D’Oeste, todos com o selo Biopark. O Programa possui outros 36 tipos de queijos sendo desenvolvidos no laboratório por meio da equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI). Esses produtos serão transferidos para novos parceiros.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.