Black Week promete movimentar comércio; consumidor deve comprar com cautela

Mais uma edição da Black Friday acontece, nesta sexta-feira (25), no Brasil. Diversos segmentos já iniciaram os descontos durante todo o mês de novembro. No município, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) realiza a campanha Black Week. Ela começou na última quarta-feira (23) e segue até o dia 30 de novembro. Empresas identificadas, associadas e integrantes ao Fundo Direto de Promoções da Acit participam da campanha.

Segundo a vice-presidente de Comércio e Serviços da Associação, Francielle Rezzadori de Souza, os consumidores e clientes do comércio de Toledo terão a oportunidade de adquirir produtos de qualidade e com condições especiais.

Francielle comenta que a organização da campanha Black Week começou ainda em junho. “Promovemos uma reunião para conversar e avaliar a data. Em agosto, realizamos outro encontro e os associados escolheram a data. Na última segunda-feira (21) entregamos os cartazes nas empresas”.

A vice-presidente de Comércio e Serviços da Acit pondera que muitas empresas estão com produtos diferenciados. “Essa campanha não é um liquida, porque a indústria disponibiliza produtos com valores diferenciados e o empresário consegue dar esse retorno ao consumidor. Algumas propostas das indústrias são enviadas a partir de setembro”, esclarece.

A expectativa é ampliar a movimentação no comércio de Toledo. “O cliente pode aproveitar o momento para antecipar as compras dos presentes de Natal, para o Amigo Secreto, professores ou final de ano, enfim”, relata Francielle.

PROMOÇÃO – Conforme a vice-presidente de Comércio e Serviços da Acit, os clientes também podem aproveitar as compras para concorrer aos prêmios da campanha Um ano Inteiro de Prêmios – 55 anos, 55 prêmios Acit (fase Natal), que terá ainda mais três sorteios em 2022.

Nesta quinta-feira (24) é sorteado um veículo Volkswagen Gol 1.0 5U7TA4; no dia 15 de dezembro um Fiat Argo 1.0 manual e no dia 29 de dezembro um Chevrolet Ônix 1.0. Os cupons são cumulativos e concorrem durante toda a promoção, que iniciou no mês de abril.

ORIENTAÇÃO – O consumidor que deixa para comprar neste período, sem dúvida, encontra valores interessantes, contudo, é preciso atenção para não se arrepender depois ou sair lesado.

O economista Rui Airton Cornelius explica que ao pensar em uma economia sustentável de um orçamento doméstico, é recomendável que o consumidor não adquira o produto por euforia. Corneulius enfatiza que compras sem planejamento podem interferir no orçamento. “Os produtos podem ter ótimos preços, porém os boletos de pagamento irão consumir seus recursos. O ideal é sempre o consumo consciente”, destaca.

Já a coordenadora do Procon, Janice Finkler, passa algumas dicas aos consumidores. “A principal recomendação é a prévia pesquisa de preços, para saber se o preço ofertado durante a Black Friday de fato é vantajoso. A orientação é que o consumidor faça uma lista do que realmente precisa, pesquise e compare os preços. Também é importante conferir a segurança do site, o prazo de entrega, o valor do frete e as condições de troca e garantia”.

Janice comenta que caso o consumidor identifique preços anunciados como promocionais, mas iguais aos registrados antes do período da Black Friday ele pode registrar uma denúncia junto ao Procon para apurarmos a irregularidade da oferta. Ela explica que para isso, é importante que ele guarde o ‘print screen’ da tela ou a foto do anúncio de antes do período da Black Friday.

COMPRAS ON-LINE- “Como muitos consumidores aproveitam a Black Friday através da Internet é importante conferir o endereço eletrônico da loja e ver se ela cumpre alguns requisitos que garantem sua confiabilidade, como a sigla “https” na barra de endereço. A letra ‘s’ garante que a página é criptografada, por isso, é mais segura. O ícone de cadeado também na barra de endereço indica segurança”, alerta a coordenadora.

O consumidor, segundo Janice, pode utilizar a própria Internet para pesquisar a reputação dos sites e se já existem reclamações contra ele. O site www.reclameaqui.com.br pode ajudar nessa tarefa. Conforme a coordenadora, é importante que o consumidor tome cuidado com links recebidos em redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mail, pois eles podem levar para sites falsos.

QUANDO PROCURAR O PROCON? – “Caso o consumidor se sinta lesado por qualquer prática abusiva ele deve primeiramente procurar a empresa onde ele comprou o produto. É importante que o Consumidor garanta ao comerciante a oportunidade de resolver o problema. Caso não resolva, ele pode fazer a reclamação de casa através da plataforma www.consumidor.gov.br ou agendar um horário de atendimento presencial no Procon para podermos intermediar a solicitação dele”, explica Janice.

Já as denúncias de práticas que possam afetar uma coletividade podem ser realizadas através do WhatsApp do Procon: (45) 99973-6854. A denúncia pode ser realizada de forma anônima, mas é importante que o consumidor a instrua com fotos ou qualquer outro documento comprobatório da suposta infração.

Da Redação

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