Bom Jesus comemora 52 anos e realiza ação de atendimento à população

Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) – Hospital Bom Jesus – completa 52 anos de atividades. Para marcar a data, foi promovida uma ação junto a população com a realização de testes gratuitos e orientações quanto aos cuidados com a saúde.

Durante a quinta-feira (14), em frente ao Hospital, profissionais da Hoesp e alunos e professores do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Dario Vellozo realizaram os testes de glicemia, de capacidade pulmonar e aferição da pressão arterial. Toda a ação foi gratuita e aberta a população.

“É com muita alegria que celebramos mais um aniversário do Hospital Bom Jesus. São 52 anos de atuação”, destacou o diretor de enfermagem do Hospital Bom Jesus, Itamar Weiwanko. “Neste ano, optamos em prestar esse tipo de atendimento para a população”.

Para a professora Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Dario Vellozo, Roseli Muniz, esse tipo de iniciativa é uma forma de levar o atendimento facilitado a população. “Os teste são rápidos. A pessoa sai com o resultado e as informações pertinente quanto a isso. Também trouxemos diversos materiais informativos sobre diabetes, prevenção e sobre violência doméstica – visto que muitas vítima se sentem coagidas e não sabem como sair de tal situação”, pontou Roseli ao citar que seis alunos do curso participaram da ação e que, atualmente, o curso conta com aproximadamente 200 estudantes.

HISTÓRICO – A história do Hospital Bom Jesus é fruto de um sonho que começou no coração de dois médicos e se tornou o projeto de suas vidas. Um sonho construído com muito esforço e a colaboração da comunidade. Um sonho que atendeu e salvou muitas vidas. O início deste sonho começou em 1971, quando o médico Dr. Torao Takada, morador de Toledo, recebeu a visita do Dr. Jorge Okano (in memoriam), amigos desde a graduação de medicina. Eles conversaram, durante a visita, sobre a escassez de hospitais na região que crescia a cada dia, necessitando de aporte de hospitais de outras localidades.

Após várias conversas surgiu a ideia de abrir um novo hospital no município de Toledo. Os médicos alugaram uma casa e deram início a estruturação e no dia 14 de setembro de 1971 surgiu a Casa de Saúde Bom Jesus, atualmente Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), mantenedora do Hospital Bom Jesus. Quando da abertura do hospital, os atendimentos foram de procedimentos clínicos, cirúrgicos baixa e média complexidades e partos.

CRESCIMENTO – Somente em 1984, o Hospital iniciou como instituição privada e foi habilitado para assistência ao Sistema Único de Saúde (SUS) como hospital geral e, no ano de 2002 habilitou a sua primeira Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI) com dez leitos. Posteriormente, o Hospital buscou a alteração da gestão para OSCIP no ano de 2004 com o intuito de redução de impostos/encargos, tendo em vista a baixa remuneração do SUS. A OSCIP consiste em uma qualificação jurídica atribuída a diferentes tipos de entidades privadas atuando em áreas típicas do setor público com interesse social, que podem ser financiadas pelo Estado ou pela iniciativa privada sem fins lucrativos.

...

No ano de 2006, o Hospital habilitou a alta complexidade em Ortopedia, e no ano de 2009 foi habilitado em alta complexidade de Terapia Nutricional. Em 2012 foi contratualizado ao Programa HOSPSUS Urgência/Emergência e Rede Mãe Paranaense pelo Estado do Paraná, sendo em 2013 habilitado como Hospital Amigo da Criança. Em 2013, O Hospital também se qualificou como Entidade Filantrópica, cumprindo com todos os requisitos para habilitação e portaria do Ministério da Saúde.

Foi em 2015, que o Hospital conseguiu habilitar dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e, no ano seguinte foram habilitados mais dez leitos de UTI Adulto. Nesse período o Hospital também foi habilitado e qualificado como Hospital de Alta Complexidade de Urgência/Emergência. O Hospital segue sendo referência no atendimento para 18 municípios da 20ª Regional de Saúde e salvando vidas.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.