Boneca terapêutica: projeto integra entidades e leva bem-estar a idosos

Estimated reading time: 5 minutos

Uma boneca pode ser apenas uma boneca. Esse brinquedo pode ser muito mais do que um brinquedo. Tudo depende de quem irá recebê-lo. Levar sentimentos de alegria, responsabilidade e afastar a solidão é uma parte do que o projeto Boneca Terapêutica pode fazer com a pessoa idosa.

O projeto surgiu dentro do programa “Mulheres Inspiram Mulheres” (MIM) – inciativa da Associação Casa da Amizade Toledo. As ações envolveram a Casa de Maria – entidade que confeccionou as bonecas – e a APA – Lar dos Idosos – entidade que recebeu as bonecas terapêuticas.

Ana Andreia Dvojatzki, Elisabete Dotto Magnanti, Sandra Inês de Meira e Verônica Donassolo são as participantes do grupo MIM – a presidente é Maria de Fátima Dias Alves. Segundo o grupo, a iniciativa visa promover o desenvolvimento humano por meio de ações que aumentem a autoestima individual e coletiva. Além disso, tem o intuito de proporcionar melhores condições de vida para adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

“A partir desse programa o projeto Boneca Terapêutica foi desenvolvido e aplicado através oficinas de costura para adolescentes da Casa de Maria. Eles aprenderam a confeccionar bonecas de pano desde o molde até as roupinhas”, cita o grupo ao acrescentar que o projeto teve início na data de 9 de setembro deste ano.

O grupo explica que a ideia surgiu a partir do programa MIM com o intuito de atuar em duas esferas da comunidade: adolescentes e idosos. Um dos objetivos principais é proporcionar conforto e bem-estar aos idosos, como também, despertar nos adolescentes o sentimento de se doar ao próximo.

“O projeto Boneca Terapêutica é uma ferramenta não farmacológica que se apresenta como terapêutica, por possibilitar aos idosos com demência a melhora dos sentimentos de responsabilidade, alegria e distanciamento da solidão. Destinada principalmente a pessoas com Alzheimer. Ele tem como objetivo: proporcionar desenvolvimento humano e aumentar a autoestima de adolescentes vulneráveis através de atividades inclusivas e educativas; melhorar a saúde física e mental dos participantes; promover a inclusão social; aumentar a autoestima e o autoconhecimento dos adolescentes e melhorar a qualidade de vida dos participantes”, exemplifica.

A CONFECÇÃO DAS BONECAS – O trabalho de confecção de cada boneca ficou com a Casa de Maria. A iniciativa envolveu aproximadamente 40 adolescentes do turno vespertino.

“Os adolescentes fizeram um trabalho lindo ao criar bonecas terapêuticas para idosos com demência com a ajuda da professora Elaine que dedicou paciência, amor e muito carinho ao ensinar o passo a passo da confecção da boneca. Esse projeto foi mais do que um exercício de criatividade e esforço foi um ato de amor, dedicação e de empatia que carrega um significado profundo. Esperamos que esses adolescentes levem esse aprendizado adiante, que continuem se dedicando a causas que fazem diferença”, destaca.

Segundo a gestora geral da Casa de Maria, Maria Ines B. Manica, a iniciativa foi uma ação que deixará frutos. “A confecção das bonecas feitas pelos adolescentes atendidos na entidade tem um sentindo muito maior que é ofertar para os idosos”, comentar ao salientar que a ação envolveu o comprometimento dos adolescentes, pois além da parte didática e prática da confecção também envolveu o valor que cada boneca terá para aquele que irá recebe-la: o sentido terapêutico.

COM CARINHO PARA OS IDOSOS – Segundo o grupo do MIM, para os idosos da APA de Toledo, o projeto espera que a boneca terapêutica ajude a lidar com as emoções proporcionando conforto, segurança, alegria, bem-estar e um envelhecimento digno.

“A vida não acaba na velhice. Quando olhamos para uma pessoa idosa, vemos alguém que viveu inúmeras experiências, passou por momentos bons e difíceis, acumulando um conhecimento que ninguém pode tirar. Eles ainda têm sentimentos, sonhos e a vontade de serem lembrados, respeitados e terem dignidade. É esse olhar cuidadoso que procuramos passar para os adolescentes da Casa de Maria através da confecção das bonecas”, enaltece.

Para a coordenadora da APA de Toledo, Ester Rossol, a iniciativa vai contribuir de maneira singular na vida de cada idoso. Ela cita que as ações terapêuticas envolve desde os cuidados, o afeto, o sentido de não estar sozinho e dar carinho.

“A boneca não é um presente, vai além disso. A pessoa vai ter um cuidado com a boneca, é para mostrar que ela tem responsabilidade para cuidar e com isso se sinta assim também. Vamos acompanhar se ela terá a capacidade, o discernimento em relação a esses cuidados”, comenta.

SEMENTE PLANTADA – “A Associação Casa da Amizade, junto ao grupo MIM, agradece o apoio incondicional da Casa de Maria, onde foi possível desenvolver esse projeto que é de enorme importância, tanto para os adolescentes quanto para os idosos, reforçando nosso compromisso com o bem-estar e o cuidado humano que tanto valorizamos. Juntos plantamos uma semente de empatia e respeito que esperamos ver florescer na vida de cada adolescente e de cada idoso”, conclui o grupo.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.