Bovinocultura de corte: Cooperativas do PR discutem ações para o fortalecimento do setor no mercado
Quarenta representantes de cooperativas paranaenses que atuam com bovinocultura de corte, entre gestores e técnicos, participaram, na última terça-feira (20), do fórum promovido pelo Sistema Ocepar, na Colônia Samambaia, em Entre Rios, Distrito de Guarapuava, na região Centro-Sul do Estado. Estiveram presentes profissionais da Cooperaliança, Primato, Frísia, Cocamar, Maria Macia, Primato e Caiuá, além dos analistas da Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, Alexandre Amorim e Leonardo Silvestri Szymczak.
FORTALECIMENTO – A Cooperaliança foi a anfitriã do evento, cujo objetivo foi discutir ações que promovam o fortalecimento do setor e o aumento da presença das cooperativas no mercado. A iniciativa também fez parte das atividades vinculadas a dois projetos do Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200) – o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense -, o 4, referente ao Mercado, contemplando qualidade e sanidade, e o 6, intitulado Alianças Estratégicas.
PROGRAMAÇÃO – O superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, discorreu sobre os projetos do PRC200 ligados à temática do evento. Houve ainda a apresentação da palestra sobre cenários e expectativas para a pecuária de corte, ministrada por Alcides Torres, da Scot Consultoria.
DADOS – Atualmente há seis cooperativas registradas no Sistema Ocepar que trabalham com bovinocultura de corte, com foco maior em carnes nobres. Juntas, elas abatem 70 mil animais por ano e agregam aproximadamente 500 cooperados.
GUARAPUAVA