Brasil e Bélgica se enfrentam em São Paulo pelo Rugby XV
Os Tupis, a Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV, entrarão em campo novamente neste sábado em jogo internacional valendo pontos no Ranking Mundial contra a Bélgica. A partida acontecerá no estádio do Nacional, em São Paulo, e será o segundo jogo oficial na história entre as duas seleções. Brasil e Bélgica duelaram em Bruxelas, capital belga, em 2017, e os Tupis foram vitoriosos, em jogo apertado encerrado em 23 a 19 para o Brasil.
Os Diabos Negros, como são chamados os belgas, estão em viagem à América do Sul e tiveram resultados distintos em seus jogos anteriores no continente neste mês. Os belgas perderam para o Chile por 33 a 5, mas venceram o Paraguai por 45 a 20. O Brasil, por sua vez, fez somente um jogo no mês, contra Hong Kong China, em derrota apertada por 26 a 25, com os asiáticos arrancando a vitória no lance final. Para os Tupis, o jogo com os Diabos é crucial por ser o último antes do jogo de 18 de agosto contra o Paraguai pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2027.
“A expectativa é mudar nosso jeito de jogar e, claro, ganhar. Estamos preparando nosso time para o duelo contra o Paraguai, que vale muito, e este jogo com a Bélgica será ainda mais difícil do que contra Hong Kong China. São partidas importantes para nós”, comentou o treinador Emiliano Caffera.
Contra Hong Kong China, o Brasil fez sua primeira partida do ano, tendo por base os atletas que atuam nos Cobras, a franquia brasileira que disputa o Super Rugby Américas, a liga profissional do continente, disputada no primeiro semestre. Os Tupis ainda tiveram reforços vindos do rugby europeu, com os test matches de julho sendo essenciais para a incorporação dos atletas radicados no exterior ao time baseado no Brasil.
“O jogo será bem físico contra os belgas, até mais que contra Hong Kong China. Temos que melhorar nossas fortalezas e corrigir nossos erros, pois o duelo será também muito tático”, analisou Cleber “Gelado” Dias, o capitão dos Tupis e dos Cobras.
Após o jogo contra os asiáticos, o Brasil caiu para o 30º lugar do Ranking Mundial e uma vitória sobre os belgas devolveria os Tupis ao 29º lugar. A Bélgica ocupa no momento o 29º lugar.