Câmara de Palotina aprova denominação de estradas em homenagem a pioneiros

A Câmara de Vereadores de Palotina aprovou na sessão ordinária do último dia 16 um Projeto de Lei que denomina como “Rodovia Municipal Antonio Nava” a KD-332, trecho que liga a rodovia PR-182, na Comunidade de Esquina Progresso até a KD-123, na Comunidade de Linha Água Branca. O projeto foi assinado por todos os vereadores e após a sua aprovação foi baixado à sanção pelo prefeito Luiz Ernesto de Giacometti.

Antônio Nava nasceu em Santa Catarina no dia 11/10/1935. Em 1959 mudou-se para Palotina com seus pais e irmãos. Casou-se com Rosa Catarina Marcuso e a família morou na Comunidade de Linha Água Branca, onde possuía uma marcenaria. Poucos anos depois passaram a morar na Comunidade Esquina Progresso e tiveram uma filha do coração chamada Ivete Aparecida Nava Paludo.

Antônio sempre esteve presente e por várias vezes liderando a construção daquela comunidade, utilizando seus maquinários para abrir estradas e ajudar a formar a comunidade. Ele desenhou o projeto da igreja de Nossa Senhora do Carmo, ajudou a construir tanto a Igreja como o Clube e fez a doação da imagem da Santa que até hoje se encontra naquela Capela. Foi presidente da comunidade por vários anos, além de secretário e tesoureiro.

Em 1998 passou a trabalhar com o genro, Neodir Paludo, no sítio localizado na Esquina Progresso, onde toda a família cresceu. Toni Nava, como era chamado, teve dois netos, Thaís Paludo e Lucas Paludo, para os quais deixou vários ensinamentos. Infelizmente não teve a oportunidade de conhecer, mas também tem 3 bisnetos. Ele faleceu no dia 13 de junho de 2017 aos 81 anos.

Na segunda-feira também foi aprovado em primeiro turno projeto que denomina como Rodovia Arno Ohlweiler a KD 302, trecho que liga a Comunidade de Esquina Progresso até a KD 328, na Comunidade São Luiz. Este projeto será votado em segundo turno na sessão ordinária do próximo dia 23.

PALOTINA

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.