Câmara de Toledo empossa no Parlamento Jovem eleitos por escolas

A Câmara de Toledo realizou a posse dos integrantes do Programa Parlamento Jovem, eleitos pelos estudantes toledanos para representá-los. O Programa Parlamento Jovem é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral com apoio local da Câmara de Toledo e da rede escolar. Através dele os estudantes do ensino fundamental e médio vivenciam a cidadania.

Em Toledo, o Parlamento Jovem reúne os estudantes do Colégio Estadual Cívico Militar Jardim Maracanã, Colégio Estadual Dario Vellozo e Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, cujos diretores e professores, bem como alunos, acompanharam a solenidade.

Além do presidente da Câmara, Dudu Barbosa, também participaram da posse do Parlamento Jovem o diretor-executivo da Escola Eleitoral do TRE-Tribunal Regional Eleitoral, Thiago Paiva dos Santos, o promotor José Roberto Moreira, o chefe do 27° Núcleo Regional da Educação, José Carlos Guimarães  e o assessor jurídico da Prefeitura de Toledo, Alexandre Gregório da Silva, além do capitão do 19° Batalhão da PM, Jimmy Cajuí Carlesso, entre outras autoridades e lideranças.

ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA – Após a posse dos vereadores e vereadoras com o compromisso e termo de posse, foi realizada a eleição para os cinco cargos da Mesa Diretora, com o voto ostensivo e nominal, conforme o Regimento Interno da Câmara.

Como presidente foi eleita, em segunda votação, por maioria, Eloisa Hespanhol Goulart da Silva, 15 anos. Ela recebeu 7 votos, mesmo total recebido na primeira votação, na qual porém era exigida maioria absoluta, dez votos. Como Vice-Presidente foi eleita Amanda Santos, com 10 votos; como Segundo vice-Presidente Eduardo, com 10 votos; como Primeira Secretária Raquelli Carneiro Kelm, e como Segundo-Secretária Daniela Vieira, com 10 votos.

Após o anúncio dos resultados os eleitos assinaram termos de posse e assumiram a condução dos trabalhos do Parlamento Jovem, presididos por Eloisa Hespanhol Goulart da Silva. A Mesa Diretora e depois todos os integrantes do Parlamento Jovem também usaram a tribuna, agradecendo os votos e falando de seus planos e projetos.

MIRINS ELEITOS – Pelo Colégio Estadual Cívico Militar Jardim Maracanã foram eleitos três vereadores mirins e quatro vereadoras. Os eleitos são Eduardo Henrique Lima Coutinho, 17 anos, que fez 237 votos; Suziellyn da Silva Lima, 17 anos, com 192 votos; Matheus de Castro Baldi, 17 anos, com 128 votos e Matheus César de Lima Nascimento, 16 anos, com 51 votos. Também foram eleitos Lorrayne Cristina Sidney Zang dos Santos, 16 anos, com 46 votos; Fabiana da Silva Tomadon, 14 anos, com 13 votos e Elisabeth Sainvilien,17 Anos, com 11 votos.

O Colégio Estadual Dario Vellozo elegeu quatro vereadoras e dois vereadores mirins. Foram eleitos  Amanda Santos de Deus da Silva, 15 anos, com 123 votos; Leander Louis Pelicioli, 16 anos, com 108 votos; Giulia Carolina Lopes, 15 anos, com 91 votos; Raquelli Carneiro Kelm, 15 anos, com 79 votos; Brenno Antonio Rothe, 15 anos, com 50 votos;  Bruna Helena Rezende Plautz, 15 anos, com 47 votos e Amanda Gabriela Três, 17 anos, com 39 votos.

Pelo Colégio Integral Jardim Porto Alegre são cinco vereadoras mirins e um vereador mirim. Foram eleitos Lais Mergen, 15 anos, com 130 votos; Daniela Vieira, 15 anos, com 18 votos; Eloisa Hespanhol Goulart da Silva, 15 anos, com 47 votos, Bruna Salvador Maria, 17 anos, com 75 votos; Lucas Martins Minussi, 15 anos, com 35 votos e Amanda Gabriela Tres, 17 anos, com 9 votos.

Programa Parlamento Jovem

O Programa é realizado no Paraná desde 2017 e já desenvolveu atividades com a Câmara de Toledo em 2022, quando foram eleitos 19 vereadores e vereadoras mirins do Colégio Estadual Cívico Militar Novo Horizonte, do Jardim Coopagro e do Colégio Estaual Cívico Militar Antônio José Reis, no Jardim Panorama II, empossados em 21 de setembro. Em 2023, a nível de estado, o Parlamento Jovem mobilizou 88 escolas de 55 municípios do estado e 43 mil estudantes. Ao todo, 1.260 candidatas e candidatos concorreram a 582 vagas como vereadoras e vereadores mirins, sendo eleitos 19 representantes em Toledo, como na Câmara de Vereadores, os quais assumem no dia 22.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.