Faltam professores em escolas de Toledo; convocações são realizadas

Estimated reading time: 4 minutos
Educação foi um dos assuntos abordados durante a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na última segunda-feira (17). A vereadora Professora Marli comentou sobre a falta de professores e gestão na rede municipal de ensino na Tribuna. A secretária de Educação Janice Salvador informa que existe a falta de professor, devido o cumprimento de uma determinação do Tribunal de Contas e novos professores são convocados.
A vereadora Professora Marli considera um absurdo o que está acontecendo na Educação. “Todo o quadro – sem exceção – estava fechado com professores até o final do ano passado. O que aconteceu foi o seguinte: após o fechamento do ano acontece o processo de remoção, o qual o professor tem direito. A remoção é concedida quando abre vaga em outro local. O que foi realizado? A remoção foi realizada sem observar que se removeu um professor, outro deve ser colocado no lugar”, relata.
A parlamentar salienta que essa situação desfalcou diversas escolas do município de Toledo. “A atual gestão não se antecipou e o chamamento está muito lento. A equipe do Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação (Smed) deve atuar com o Recursos Humanos da Prefeitura”.
Outra situação comentada pela vereadora Professora Marli é que muitas pessoas estão relatando que a secretária não responde mensagens. “Salas com estudantes que necessitam de Padis. Acredito que exista falta de gestão. É preciso encaminhar os profissionais que estão na Smed para as escolas. Eu fiz isso em maio de 2022 e deu certo. Pega esse pessoal e coloca nas escolas até conseguir organizar o quadro. É decepcionante o que está acontecendo na Educação de Toledo”.
DETERMINAÇÃO – Em contato com a secretária de Educação de Toledo, Janice Salvador disse que alguns profissionais estão faltando na rede. Janice explica que devido a determinação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná todos os Padis, em Toledo, devem ser professores efetivos. “Somente de Padis, nós estamos falando de aproximadamente 200 professores”.
Conforme a secretária, “a convocação do concurso começou em dezembro do ano passado, quando a antiga gestão convocou apenas 50 professores. Após essa questão ser discutida nas Comissões de Transição, decidimos acatar a determinação do Tribunal de Contas”.
Janice salienta que convocações sucessivas estão sendo realizadas no Município. “Já foram convocados 404 professores tanto para escolas como para os Centros Municipais de Educação Infantis (Cmeis). Do total, 158 já assumiram e 110 estão em processo de contratação e devem assumir nos próximos dias”.
Ela pondera que além da questão dos Padis, diversos profissionais se aposentaram ou solicitaram exonerações. “Outro processo importante e que demanda mais profissionais é o fato de termos aberto várias turmas. Nós abrimos 12 novas turmas que não estavam previstas, porém fazia parte do nosso planejamento em ampliar em 50% o Integralizar. Isso gera uma grande demanda de novos profissionais”.
Outro aspecto destacado por Janice é a alteração na carga horária dos diretores das escolas. “No ano passado houve eleição e teve mudança na Lei. Estão previstas alterações em cinco escolas e, por isso, precisamos de mais cinco cargos. Nós faremos convocações até que todos os quadros estejam totalmente preenchidos”. Na próxima segunda-feira (24), uma nova convocação será realizada. A secretária destaca que o principal objetivo é preencher todas as vagas abertas. “Reforço que já foram integrados a rede municipal de ensino 158 profissionais; 110 profissionais estão em processo de contratação e novas convocações serão feitas até que todos os quadros estejam completos”.
Da Redação
TOLEDO