Justiça dá ganho de causa a paixão antiga
Restaurar um carro antigo e cuidar dele significa manter a história do automobilismo preservada. Jaime Andrioli é restaurador de carros antigos. Ele reside em Toledo, mas o seu trabalho já ultrapassou os limites da cidade.
Seu Jaime propicia que históricas clássicas dos veículos sejam sempre lembradas. Quantos momentos incríveis foram vividos com os carros.
Neste momento, o restaurador de carros antigos realiza uma viagem no tempo. Desde o dia em que adquiriu o automóvel importado da Chevrolet (ano 1951/1951). Com cores verde e preto, a camionete está com seu Jaime há mais de 15 anos. Restaurada! Mas, ele não pode desfilar com a sua raridade, pois o automóvel não possuía os documentos e qualquer abordagem policial poderia ser sinônimo de apreensão.
O restaurador de carros antigos decidiu ingressar na Justiça e solicitar o usucapião do veículo. O usucapião é um meio de adquirir propriedade por posse prolongada de bens. Em veículos, a ação tem regras específicas, sendo crucial entender esse processo para regularizar a situação de um veículo dessa forma.
O advogado de Toledo Vicente Daniel Campagnaro acompanhou esse caso. Ele explica que Jaime adquiriu o veículo em uma oficina na cidade de Foz do Iguaçu, porém não tinham os documentos. “Como sou cliente do Jaime, um dia perguntei por qual motivo o veículo estava parado. Ele disse que o veículo estava sem os documentos”.
- Acit e Banco Pan promovem a Feauto de 24 a 26 de maio em Toledo
- Toledo inicia programação do Maio Amarelo com blitze em ruas da área central
Após essa conversa, o advogado sugeriu ao seu Jaime para ingressar com uma ação de usocapião. “Acredito que esse é o primeiro caso do estado do Paraná e a Justiça deferiu de maneira favorável e saiu a placa Mercosul. Inclusive, o juiz Dr. Eugênio disse ao Jaime que foi a primeira vez que fez esse tipo de audiência”, menciona Campagnaro.
RECORDAÇÕES
Contente, seu Jaime disse que adquiriu o veículo por admirar os antigos. “Eu separei todo o carro e consegui restaurá-lo. Ele ficou muito bonito. Quando o Dr. Vicente conversou comigo, eu pensei é era preciso adquirir a Justiça e foi benéfico. O meu advogado se empenhou e com o conhecimento de causa; a ação foi favorável”.
Seu Jaime revela que tem carinho por todos os seus veículos e por todos os carros antigos já restaurados por ele. “Essa camionete é tudo original. Agora eu preciso analisar o que farei com ela. Hoje o meu sonho é ter um motorhome, pois estou pensando em me aposentar dessa função. Restaurar carros antigos é o meu hobby, porém sempre existe o momento para pausar. Logo, existe a possibilidade da camionete, verde e preto, ser vendida”.
Enquanto isso, seu Jaime restaura um carro antigo, em que seu proprietário é de Cascavel, e ainda aguardar o certificado para outros veículos. O advogado acompanha as ações, sendo que algumas já foram homologados e aguardam as placas. “O certificado é normal e a placa é Mercosul. Após, essas fases, o proprietário pode sair com o carro normalmente na rua”, afirma Campagnaro ao complementar que estudou muito sobre usocapião de veículos e, atualmente, diversas pessoas buscam pelo seu trabalho.
Seu Jaime está feliz em saber que poderá participar de alguns eventos com os seus carros antigos. “Com o documento, não corro perigo em ser abordado em uma blitz. Estou satisfeito com os resultados. Agora é pensar no futuro”, finaliza o restaurados de carros antigos.
Da Redação
TOLEDO