Campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda

Da Redação

TOLEDO

O Município de Toledo se prepara para iniciar a campanha de vacinação contra a Influenza (Gripe) na próxima segunda-feira (25). As doses começaram a chegar na Secretaria da Saúde na última sexta-feira (22) e a expectativa é vacinar todas as pessoas dos grupos elencados pelo Ministério da Saúde.

A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) deve se estender até 19 de abril com uma mobilização específica do Dia D na data de 13 de abril.

Inicialmente, a campanha de vacinação da Influenza atenderá os grupos prioritários que são as crianças de seis meses a menores de seis anos; crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos.

Também compõem grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso) e trabalhadores portuários.

Fazem parte, ainda, funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

DOSES – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já recebeu 440 mil doses da vacina e que foram descentralizadas para todas as Regionais de Saúde. A enfermeira do Departamento de Epidemiologia de Toledo, Rosana Cerbarro, comenta que a expectativa do Município é receber, aproximadamente, 56 mil doses da vacina contra a gripe.

“Recebemos até a última sexta-feira (22) cerca de 10% desse total e a previsão é de chegar mais remessas conforme o andamento da campanha”.

Rosana reforça a necessidade dos grupos prioritários se vacinarem contra a gripe. “É importante essa imunização para não termos um surto de gripe. Já vivemos um cenário muito preocupante com a dengue e, por isso, precisamos cuidar da população”.

A enfermeira lembra que a vacina leva 15 dias para fazer efeito no organismo e causar proteção, por isso a orientação é que as pessoas busquem a vacina nesse primeiro momento. “O objetivo é imunizar a população o quanto antes, porque logo começa a esfriar e é no inverno que os casos de gripe aumentam”.

LOCAIS – As vacinas da campanha contra a Influenza estarão disponíveis a partir desta segunda-feira (25) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da sede e do interior, dentro dos horários de atendimento de cada unidade.

“Nós pedimos que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários se atentem a essa campanha para ficar protegidos. Também levem os cartões de vacina, porque as equipes estão atualizando as demais vacinas que faltam”, conclui.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.