Campanha de Vacinação contra a Influenza e Sarampo entra na segunda etapa
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo entrou na segunda etapa alcançando novos grupos. Na ação do Dia D, que aconteceu no último sábado (29), foram aplicadas 1.341 doses para Influenza e 569 doses para Sarampo em Toledo. A partir de terça-feira (3), a campanha pretende imunizar mais pessoas.
Até o dia 3 de junho a vacinação contra o sarampo ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Esse grupo também deve tomar a vacina contra a Influenza que é destinada às gestantes e puérperas, indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança, salvamento e forças armadas.
Também devem ser imunizados os caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
PROCURA – A enfermeira do setor de Epidemiologia Rosana Cerbarro comenta que, apesar da campanha já ter completado a primeira etapa, a procura pelas vacinas, principalmente a da Influenza ainda é baixa. “Estamos no mesmo patamar do ano passado, com baixa procura. A população ainda está muito preocupada com a Covid-19 e dando menos importância a influenza. No entanto, no ano passado tivemos a circulação do vírus H3N2 que aconteceu em um período atípico e, agora a tendência é piorar com a chegada do inverno. Por isso, que a vacinação contra a Influenza é tão importante quanto a da Covid-19”.
Ela explica que o objetivo da Campanha de Vacinação é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença evitando novos óbitos. “A vacina é segura e eficaz e está contemplada com o vírus que circulou no ano passado e continua em circulação neste ano. Por isso que é essencial que a população busque a vacina”.
META – A expectativa é de que 90% do público-alvo da Campanha seja imunizado. Geralmente, os idosos são os primeiros a alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. As gestantes, puérperas e as crianças são os grupos que demoram mais para atingir a meta de vacinação. “Também são os grupos mais vulneráveis e que apresentam quadros mais graves. Nesses casos, precisamos realizar uma busca ativa para completar a imunização desse público”.
Rosana complementa que a população que não tomou a vacina na primeira etapa da Campanha pode procurar as unidades de saúde para serem imunizados. Quem precisa completar o esquema vacinal da Covid-19 pode tomar as duas vacinas no mesmo dia, sem necessidade de esperar um intervalo entre as doses.
As crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e Influenza. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.
“Nós sabemos que o brasileiro tem o costume de deixar tudo para a última hora e, no caso da vacina isso não é diferente. Mas lembramos que a vacina necessita de um período para completar a imunização, por isso que importante buscar a vacina o quanto antes”, conclui Rosana.
Da Redação
TOLEDO